Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Torre é de meados do seculo XII, e posteriormente é que lhe foi associado o edifício da Pousada no Século XVI. Funciona também como restaurante, com sessões dançantes no salão nobre, e Bar Discoteca. Este Monumento Medieval é utilizado exclusivamente para eventos, não só gastronómicos, mas também culturais, lúdicos, etc.
HISTÓRIA:
A Torre de Nevões foi no passado uma fortaleza medieval, o solar dos senhores da «Vila Tabulatum». Num dos topos da longa frontaria, destaca-se a torre rectangular ameada.
O edifício terá sido construído no século XV.
De linhas arquitectónicas no estilo manuelino, esta torre senhorial, granítica, de planta rectangular e três registos, exibe, no topo, as características ameias, a par de cinco gárgulas e merlões, sendo o segundo piso iluminado por três janelas de vão rectangular, apresentando, de igual modo, as denominadas “conversadeiras” em três das suas fachadas.
Foram proprietários desta Torre de Nevões, a partir do século XV, a família dos Barros, que começou com o abade Diogo de Barros, tendo passado posteriormente para os Montenegro, por casamento da sétima neta de Diogo de Barros com Sebastião Correia Pereira Montenegro. Atualmente serve para fins lúdicos, gastronómicos, e culturais.
Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes