Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
La Alberca é uma Aldeia Tradicional Espanhola, situada entre as serras de Francia e serra de Béjar a cerca de 40 km de Ciudad Rodrigo, e 80 de Salamanca, Província de Castela e Leão. La Alberca é um exemplo de vitalidade turística, todas as casas, ruas, e património histórico foi devidamente acautelado, e reúne a traça original, que lhe dá um ar Medieval, e nos transporta para uma espécie de cenário de um filme rodado na sua época.
Considerado Património histórico artistico, desde 1940. La Alberca penso que deve o seu nome original aos mouros de Al Bereka, que quer dizer lugar das águas, seja naturalmente pela proximidade das serras, a Plaza Mayor tem como seu Ex-libris o fontanário, por onde correm ainda as águas cristalinas da montanha, cimado por um cruzeiro com o Cristo a ladear os 2 lados da cruz, e direcionado às serras que circundam esta bonita terra serrana, como agradecendo esta dádiva divina que é a água.
Por ruas estreitas, e edifícios construídos há base de pedra, traves de madeira, e saibro, estas casas na sua base irregulares, mantêm-se com a sua traça original, e quando isso já não é possivel, e tem que ser reconstruída, é obrigatoriamente mantida a sua traça com os mesmos materiais de origem, substituindo talvez o saibro pelo cimento.
De referir também o porco ibérico, que é o animal tradicional de Al Alberca, conhecida pelos seus famosos enchidos, e presuntaria, e que faz jus ao nome, um porco ibérico que se passeia livremente pelas ruas da aldeia, e que é alimentado pela população em geral. Em Janeiro, este porco é leiloado por alturas das festas de S. Antão, e colocado outro mais pequeno nas ruas até Janeiro do próximo ano, e assim sucessivamente.
Sem esquecer de referenciar aquí a A.S.A. e estacionamento de pernoita para autocaravanas situada a cerca de 300 metros do centro, mas que há altura em que visitamos não tinha a água ligada á rede, (pensamos que, temporariamente por motivo de sazonalidade). Recomendamos a visita a todos os autarcas das regiões onde temos as aldeias de xisto, e monumentos históricos, para verem in-loco como se preserva, e á conta disso se tiram dividendos através do turismo. Al Alberca um exemplo a seguir.
Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes