Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VALE DE PAPAS - RAMIRES - CINFÃES - VISEU


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Vale de Papas, é uma pequena e tradicional aldeia, pertencente a Ramires agora União de Freguesias de Alhões, Gralheira, Bustelo, e Ramires, Concelho de Cinfães, Distrito de Viseu. Esta é uma das aldeias mais genuínas, das aldeias de todo o Vale Bestança, na serra de Montemuro. Ainda se podem ver algumas casas de pedra granítica cobertas no "telhado" por colmo.


Destaca-se para além do casario, a Capela, a Queijaria "ainda em obras" a Forja, ou a Eira, e respetivos canastros. Em Vale de Papas, ainda se vive os tempos idos das tradições, do fumeiro, da lavoura, e da panela de ferro ao lume. Em Vale de Papas, a tradição ainda é o que era. Para os autocaravanistas, informa-se que o estacionamento é bastante limitado, o acesso à aldeia não tem saída, é necessário voltar atrás para retomar a estrada. No inverno é fácil encontrar neve. Não há restauração.

          DESCRIÇÃO:
Situada na vertente Norte da Serra de Montemuro, a mais de 1 000 metros de altitude, perto das Portas, confina a norte, com a freguesia de Bustelo da Lage; a sul com os lugares de Faifa, freguesia de Ester e Eiriz, Mós e Sobrado, freguesia de Parada (ambas do concelho de Castro Daire); a ocidente, com a Póvoa de Montemuro, freguesia de Pinheiro, concelho de Castro Daire e com a Gralheira; a oriente, com a freguesia de Tendais.
Fonte: www.cm-cinfães.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes