Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA TRADICIONAL DE PADORNELOS - MONTALEGRE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Com a união de Freguesias, Padornelos junta-se com Meixedo, Uma Freguesia, duas aldeias. Padornelos, é uma aldeia Portuguesa Tradicional do Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real.
Aqui ainda se pode conviver com o passado não muito distante da ruralidade de levar o gado a pastar, etc. Pontos de maior interesse: O forno comunitário com a sua envolvencia, a Igreja Matriz, e a capela.




             HISTÓRIA:
É a referência lógica à terra fria barrosã, desde os tempos de Camilo, muito antes de Ferreira de Castro! Mas Padornelos goza de outras referências bem mais importantes (ou devia gozá-las)! Importa recordar que lhe foi concedido um foral autêntico, por D. Sancho I e confirmado, a 5 de Outubro de 1266, por D. Afonso III.
Foi ‘’conselho sobre si’’, isto é, gozava dos privilégios que aos grémios municipais se concediam: “Os homens de Padornelos devem meter juíz e serviçal e mordomo e clérigo” E assim, por este documento que substituía o de Sancho I, se conferia existência jurídica ao rudimentar concelho, com magistraturas próprias.



Dessas glórias antigas (foi depois uma das honras fronteiriças de Barroso) sobeja ainda o facto de ter direito a capitão residente para poder arregimentar homens, dos 18 aos 60, para a defesa nacional, sempre que Portugal fosse acossado.


Fonte: www.cm-montalegre.pt




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes