Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MEMORIAL DA ERMIDA - IRIVO - PENAFIEL - PORTO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

O Memorial da Ermida está situado no lugar de Ermida, E.N. 106-3 na Freguesia de Irivo Concelho de Penafiel, Distrito do Porto, Portugal. Consta que, supostamente, terá servido tal qual o Marmoiral, ou Memorial do Sobrado de Castelo de Paiva, de suporte às cerimónias do cortejo fúnebre de Santa Mafalda para o convento de Arouca. Mas o melhor é lêr um pouco de História.





                 HISTÓRIA:

O Memorial da Ermida seleccionado como Monumento Nacional desde 1910, está integrado no percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.
Este tipo de monumentos, embora ainda não esteja inteiramente esclarecido, deverá relacionar-se tanto com a colocação de túmulos, assim como, com a evocação da memória de alguém, como também com a passagem de cortejos fúnebres.



Monumento funerário do século XIII, constituído por uma base rectangular sobre a qual se desenvolve um arco quebrado, com aresta em toro e decoração em bolame, sendo encimado por uma cornija com friso decorado por motivos fitomórficos de folhas biseladas. No vão do arco está a pedra sepulcral, sem decoração, que, segundo Abílio Miranda, seria antropomórfica. Este túmulo tem sido erradamente atribuído a D. Sousino Alvariz ou associado à lenda de Santa Mafalda, filha do rei D. Sancho I.

Fonte: http://www.cm-penafiel.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes