Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

IGREJA DE N. S. DA CONSOLAÇÃO E SANTOS PASSOS - GUIMARÃES


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, fica situada na cidade Portuguesa de Guimarães, Distrito de Braga.
Igreja monumental situada no centro do burgo Vimaranense fora da zona histórica, embora bastante próximo é embelezada pelo fantástico jardim da Alameda ornamentado com estátuas. A Igreja da nossa senhora da Consolação e Santos Passos é arte barroca portuguesa. O mestre do trabalho foi o arquitecto André Soares que começou o projeto no início do século XVIII.





               HISTÓRIA:

As origens da igreja remontam a uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora da Consolação, mandada construir em março de 1576. Em outubro de 1785 é concluída a nova igreja, exemplar de espacialidade barroca em Guimarães, onde se acrescentaram duas torres na frontaria um século depois, bem como a escadaria e balaustrada. No decurso do século XIX foi construída a Casa do Despacho e a Capela do Senhor dos Passos, anexa à igreja.


O culto a Nossa Senhora da Consolação determina a ereção canónica da Irmandade, em dezembro de 1594, por Frei Agostinho de Jesus. Em 1878, é agraciada pelo Rei Dom Luís I com o título de Real Irmandade e prerrogativas de Capela Real. A igreja e os oratórios de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos foram classificados em 1993 como imóvel de interesse público.

Fonte: www.cm-guimaraes.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes