Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

TABUAÇO - VISEU


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Tabuaço é sede do município, dividido em 17 freguesias. Pertence ao distrito de Viseu e está incluído na região Norte e sub-região do Douro. Um municipio Duriense com boas infraestruturas Municipais, com destaque para as piscinas, o complexo escolar, Museu, Posto de Turismo, Bombeiros e GNR, na hotelaria com destaque para um novo hotel inaugurado curiosamente no dia em que estivemos aquí de visita, etc, etc. 


Uma viagem ao mundo das vindimas e das uvas que dão os excelentes néctares do vinho do Douro e do famoso vinho do Porto conhecido em todo o mundo. Atrevo-me até a dizer que é mais conhecido do que o próprio país, em países mesmo desenvolvidos como os E.U. América por vezes nos confundem com uma província de Espanha, mas o vinho do Porto estará sempre ligado à cidade do Porto e do F.C. Porto. 


Quero também salientar o simpático acolhimento do Chefe Thomas Egger proprietário do Restaurante Tábua D'aço, que nos disponibilizou o espaço para pernoita, depois de um repastado jantar no seu conceituado restaurante, já visitado por centenas de figuras públicas Nacionais e Estrangeiras, as quais se encontra expostas no mural do All de entrada do restaurante. A sua simpatia contrasta com a simpatia da sua esposa Fátima, que em amena cavaqueira nos deliciaram com uma extraordinária paisagem do interior do seu restaurante para o Douro vinhateiro, e gastronomia com um sabor tradicionalmente Português, mas com aquele toque de requinte de um mestre gourmet Tirolês de origem Austriaco. Um abraço para eles pela simpatia com que nos receberam.



             HISTÓRIA:
Esta terra, velha de séculos, está repleta de motivos de interesse.
Do período de ocupação romana, existem muitos vestígios, como o altar de São João, a via romana de Vale de Vila/Sendim, entre outras que atravessam, agora apenas em pequenos troços, o concelho de Tabuaço. Refiram-se, também, as necrópoles de Passo Frio e de Sendim, o santuário de Santa Maria do Sabroso e de São Pedro das Águias e os sarcófagos de São Pedro das Águias, de Arcos e da Seara.
Curiosamente, encontram-se lagares de vinho e de azeite, escavados na rocha, em Arcos, na Eira do Monte, em Fontelo, na Quinta de São Martinho e em muitos outros locais do concelho.

Em termos arquitectónicos, o tempo conservou muitos monumentos fascinantes e valiosos.
As igrejas, são muitas e ricas, de origens românicas na sua maioria. Como exemplos, temos as Igrejas Românicas de São Pedro das Águias, de Barcos e de Nossa Senhora do Sabroso.
Há muitos pelourinhos importantes como os de Arcos, Granja do Tedo, Sendim ou Valença do Douro. As pontes romanas e românicas foram, na sua maioria, destruídas, mas ainda podemos ver alguns exemplares, entretanto reconstruídos, em Granja do Tedo, Távora e Santa Leocádia.
Há muitas casas solarengas, com brasão, desde o majestoso e proficuamente decorado solar até ao singelo palacete, sóbrio mas altivo.


Na Idade Média, Tabuaço estava ligado a uma pequena paróquia anexa a Santa Maria do Sabroso. O povoado primitivo, certamente de origem castreja, confinava-se ao lugar onde a comunidade cristã suevo-visigótica levantou a ermida em honra de São Vicente. Aliás, os achados arqueológicos, como tijolos, bocados de cimento, punhais, pregos e moedas de prata e cobre falam da presença romana no local.

A igreja matriz, de invocação a Nossa Senhora da Conceição, foi construída no séc. XVII. Várias remodelações vieram a verificar-se durante os séculos XVIII, XIX e XX.
De arquitectura caracteristicamente religiosa, maneirista e barroca, os retábulos colaterais apresentam algumas características da talha joanina de transição para o período rococó.
A Igreja é, de facto, de construção medieval, de que não restam quaisquer vestígios, excepto no facto do volume da capela-mor formar um ligeiro ângulo, denunciando ser uma edificação anterior, totalmente remodelada e ampliada no séc. 18, mas com a estrutura e simplicidade maneiristas.

Fonte: www.cm-tabuaco.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes