Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM - SANGALHOS - ANADIA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Visita integrada no Evento do Grupo AuToCaRaVaNiStA Português da Festa do Tremoço nos Olhos da Fervença em Cadima Cantanhede, realizado em 1 e 2 de Junho deste ano, com inicio e pernoita já no dia 31 de Maio na Quinta do Brijal. No menú gastronómico do programa, foi repastado ao jantar de Sábado, 5 saborosos leitões na sua tradicional terra de eleição. Esta visita integrada às Caves Aliança Underground Museum, que alia as caves de vinhos espumantes naturais e aguardentes Aliança, à exposição da coleção (parte) de Joe Berardo, que diga-se de passagem é colossal. 

O Portal AuToCaRaVaNiStA também recomenda uma visita, à exposição da Quinta dos Lorídos no Bombarral, também de Joe Berardo, dedicado ao Oriente. Deve mesmo fazê-lo porque é única, e vale mesmo a pena. O Comendador Joe Berardo, é de facto um colecionador de arte compulsivo, e ainda bem, porque está em exposição em Portugal, e os Portugueses agradecem. Parabéns ao Joe Berardo pelo seu bom gosto, e por nos oferecer a oportunidade de ver estes tesouros do mundo. 


Para além disso, as Caves Aliança são de facto uma empresa de uma dimensão e caracteristicas únicas em Portugal que merecem ser divulgadas, e que o Portal AuToCaRaVaNiStA recomenda. Infelizmente alguns companheiros decidiram não fazer esta visita, que após o seu termino, deva  dizer, e vincular que foi uma pena. O Portal AuToCaRaVaNiStA agradece aos companheiros: Carlos Silva pelo seu empenho na causa AuToCaRaVaNiStA, e pela disponibilidade colocada ao serviço de todos os que participaram neste evento. Um agradecimento ao companheiro Alexandre Oliveira, pela colaboração prestada na burocracia para a visita às caves Aliança, e museu Underground. Por fim a todos os companheiros que participaram com o Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e que deram vida a este evento.
A Organização AuToCaRaVaNiStA espera ter proporcionado a todos mais um fim de semana agradável. O vosso apoio é o incentivo que nos faz continuar.
Veja as Galerias aquí:

             


          HISTÓRIA:

Underground Museum:
O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal.
Contemplando oito colecções distintas, este equipamento museológico versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria, cerâmica e estanharia abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.



Inseridos no grande universo da Colecção Berardo, estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.


          



         Caves Aliança:
       80 anos de História
Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.


Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.
Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial. A única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Fonte: http://www.alianca.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes