Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CELANOVA - OURENSE - ESPANHA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Celanova é um Município de Espanha pertencente à Província de Ourense e Comunidade Autónoma da Galiza. A poucos quilómetros de Portugal, Celanova tem no seu imponente Mosteiro o seu ex-libris, o seu tesouro mais importante. Local com bom aparcamento para autocaravanas na zona do Mosteiro. Pareceu-me seguro para pernoita, e interessante para visita. As visitas programadas passam por um passeio pela Vila à casa dos Poetas, e ao interior do Mosteiro. Estas Visitas são pagas, tem que ser Grupos mínimos de 10 pessoas, e máximos de 25, o preço por bilhete são 5€.


            HISTÓRIA:
O Mosteiro de Celanova:
O poder monacal das grandes congregações, o esplendor do barroco e os processos desamortizadores.

O mosteiro, eixo central da vida comercial e social da região e centro de educação e cultura, expressa em sua fábrica as épocas de maior esplendor da arquitetura monástica portuguesa. Composto por uma igreja de grandes dimensões, com planta de cruz latina, com três naves de três tramos cada uma e uma transversal que faz o cruzeiro, onde se destacam o grande retábulo-mor de Castro Canseco, bem como os dois coros eo magnífico órgão, hoje totalmente restaurado e habilitado para a realização de magnos shows. Conta ainda com causaram claustros em torno dos quais se distribuem todas as dependências monacal, destacando em todas elas a torre dos sinos, que por sua vez recebeu a câmara abacial.

Este é o terceiro edifício desde os tempos do fundador e ainda que foi começado a construir em meados do século XVI, a maior parte da edificação data do século XVII.

A fachada, solene e classicista, foi a primeira grande realização arquitectónica do novo edifício e com a qual se inicia a transformação da antiga igreja ro * Manica em um suntuoso templo barroco. Nela destacam-se as imagens de São Bento, de São Rosendo e de San Torcuato, bispo de Guadix.

Como já foi referenciado, o mosteiro organiza-se em torno de dois claustros. O Barroco ou processional, do século XVI, é o imediato à igreja, com abóbadas de cruzaria e medalhões com bustos de personagens históricos (Carlos V, Felipe II, Juan de Áustria ...). No século XVIII foi ornamentado em suas fachadas exteriores, um barroco muito carregado, por frei Plácido Iglesias, monge arquiteto de Celanova, a quem é atribuído a solene escadaria que liga os dois andares do claustro e dá acesso à torre dos abades. O segundo, conhecido popularmente como "poleiro", foi concluído em 1722. 
É mais simples, neoclássico e curioso por uma varanda ou "poleiro", que possibilita o acesso às células localizadas entre apartamentos e mantida por grandes consolas características da arquitectura popular portuguesa. A biblioteca, outras escadas e diferentes dependências oferecem interessantes soluções arquitectónica que fazem deste edifício um dos exemplos mais marcantes do chamado barroco galego.

Fonte: http://www.concellodecelanova.com


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes