Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

PONTE DO PORTO - AMARES - BRAGA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Prozelo - Amares
O Concelho de Amares pertence ao Distrito de Braga, e é um dos concelhos com maior património religioso de toda a região Minhota. O Mosteiro de Bouro, o Santuário de Nª Senhora da Abadia, o Mosteiro de S. André de Rendufe, são por si só a prova colossal da grandiosidade do património edificado em Amares, também pertencente a Terras de Bouro. Entre outros monumentos, destaca-se a ponte medieval sobre o rio Cávado, mais conhecida por Ponte do Porto, e a Geira Romana que se estende por grande parte das Terras de Bouro (Gerês), com marcos milenares e extensas calçadas romanas para se fazer em BTT, ou em circuito pedestre.


           HISTÓRIA:
     PONTE DO PORTO
Classificada como Monumento Nacional, pertence à arquitectura civil pública medieval. Este notável imóvel, com provável construção do século XIV, localiza-se na freguesia de Prozelo, sob o rio Cávado, estabelecendo a ligação de Amares à Póvoa de Lanhoso e a Braga. Localiza-se numa zona rural e é constituída por um tabuleiro plano sobre catorze arcos quebrados e plenos, com três Pegões separados por olhais.


Considerada uma grande obra de beleza e de arquitectura, a Ponte do Porto apresenta contrafortes com talhamares triangulares e talhantes rectangulares.
Fonte: www.cm-amares.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes