Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CASTRO DE MONTE MOZINHO - PENAFIEL


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Castro de Monte Mozinho fica situado no lugar de Galegos, na Freguesia de Oldrões, Concelho de Penafiel, Portugal.
Prefiro chamar-lhe uma Citânia Romana que propriamente um Castro Romano, já que é de uma numerosa povoação Romana que estamos a falar aqui. O espólio é vasto e muito rico, para além das linhas arquitectónicas que se podem observar a olho nu  existe no centro de interpretação no local uma maqueta da Citânia e das construções reais da altura. Pode-se ainda visitar o espolio encontrado e removido para o museu municipal de Penafiel. Uma visita demorada por trilhos naturais a não perder.


              HISTÓRIA:
Freguesia: Oldrões – Lugar: Galegos - Local: Monte Mozinho
Descrição: Povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. mas com uma ampla cronologia de ocupação, que chega mesmo a atingir o século V. Fortificado com duas linhas de muralhas, o castro possui uma extensa área habitada, com cerca de 22 hectares, e apresenta diversas reformulações urbanísticas, sendo possível observar vários tipos de construção, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou rectangular.



Na parte superior do castro destaca-se a muralha do século I, cuja entrada era flanqueada por dois torreões onde se encontravam duas estátuas de guerreiros galaicos, actualmente no Museu Municipal. O topo do castro é coroado pela acrópole, delimitada por um espesso muro e estéril em construções interiores.




Aí se desenrolariam actividades várias, como jogos, assembleias, mercado, etc. As escavações no castro de Monte Mozinho tiveram início em 1943, retomadas em 1974, e desde então não mais pararam, podendo o espólio ser visto no Museu Municipal de Penafiel.
Classificação: I.I.P., Decreto N.º 37077, de 29 de Setembro de 1948

Fonte: www.cm-penafiel.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes