Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VALE LONGO - PONTE MEDIEVAL DE SEQUEIROS - SABUGAL

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Ponte de Sequeiros localiza-se na Freguesia do Vale Longo, Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda, Portugal.
A Ponte de Sequeiros é uma ponte medieval de estilo romano, com estrutura única e peculiar, porque existe no final da sua travessia, um arco de fecho que fazia a fronteira entre Espanha e Portugal, no tempo em que estes territórios do Sabugal pertenciam ao Reino de Espanha. O acesso a este local é bastante estreito, sem margem para cruzamento de 2 veículos, estrada sem saída, e com pouco espaço de estacionamento. Atualmente é uma ponte de uso meramente pedonal numa zona natural muito bonita, com um pequeno parque de merendas e com churrasqueira, embelezado pela passagem do rio Côa. Espaço sem edifícios na zona, e uma natureza ímpar.


                HISTÓRIA:

Trata-se de uma ponte fortificada por onde passa o rio Côa, no leito do seu rio por baixo da ponte existem grandes afloramentos graníticos, criando uma defesa natural em alturas de inverno em que o seu caudal se avoluma.
A construção provável desta ponte está situada por volta do século XIII. Provavelmente esta ponte seria uma passagem de fronteira antes da incorporação nas terras do Riba-Côa inclusa no Território Nacional pelo Tratado de Alcanizes.
Fonte: www.cm-sabugal.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNistA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes