Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SORTELHA - SABUGAL - GUARDA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Sortelha é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda. Sortelha Medieval, é uma povoação que assenta num local rochoso e acidentado, numa estrutura muito bem concebida, instalada dentro das muralhas do Castelo. Uma fortaleza bem guardada, e actualmente bem preservada, já que foram restauradas as casas do seu interior, estando agora a serem utilizadas com fins comerciais como: bar de apoio, venda de artesanato, alguns pequenos museus particulares com artefactos medievais, etc. O estacionamento, e os acessos, não são adequados para aparcamento de Autocaravanas, pelo que o melhor é ir ver a pé, se tem lugar para estacionar, antes de se dirigirem para lá, porque é extremamente difil fazer manobras naquel local.



            HISTÓRIA:
A primitiva ocupação humana do local remonta à pré-história, possívelmente a um castro Neolítico. Atraídos pela riqueza mineral da região e pela posição estratégica do local, este teria sido sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos. O castelo medieval Castelo de Sortelha, Portugal: praça da vila.À época da Reconquista cristã da península Ibérica, Pena Sortelha, como então era chamada, constituiu-se em defesa da região fronteiriça, disputada entre Portugal e Castela.


A partir de 1187, D. Sancho I (1185-1211) tomou medidas para repovoar o lugar, e foi o seu neto homónimo, D. Sancho II que concedeu foral à vila (1228), época provável da edificação do castelo. A cerca da vila seria beneficiada por D. Dinis no século XIII que, a partir da assinatura do Tratado de Alcanises (1297), fixou as fronteiras para além das terras de Riba-Côa. No século seguinte, foi erguida uma nova cerca por iniciativa de D. Fernando. No século XV sabe-se que o alcaide do castelo era Manuel Sardinha, sucedendo-lhe Pêro Zuzarte.


Em 1510, D. Manuel I (1495-1521) renovou o foral da Vila, mencionando que os seus habitantes não estavam obrigados a dar hospedaria aos grandes e pequenos do reino, se essa fosse a vontade do povo de Sortelha. Esse soberano também iniciou uma campanha de obras no castelo, dentre as quais subsiste a emblemática manuelina sobre a porta. Em 1522 Garcia Zuzarte tornou-se alcaide-mor. Nesse século ainda, o nobre D. Luís da Silveira, guarda-mor de D. Manuel I e de D. João III (1521-1557), adquiriu o castelo, tornando-se seu alcaide, conferindo-lhe D. João III o título de Conde de Sortelha.
Fonte: www.cm-sabugal.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes