Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

GRANVILLE - NORMANDIA - FRANÇA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Granville é a principal cidade e sede da Comunidade dos Municípios da Granville Pays. Às vezes é também conhecida por "  Monaco do Norte " devido à sua localização num promontório rochoso. Granville pertence ao Departamento da Mancha e Região da Baixa-Normandia. Cidade costeira, fecha a baía do Mont-Saint-Michel. Nesta zona existe também uma área de serviço para Autocaravanas (pago, 6€ pernoita, 2€ abastecimento) uma das mais sofisticadas estações que vi desde que sou autocaravanista. Tudo é feito por pagamento multibanco, não tem guarda permanente, mas tem a policia a fazer o controle de acessos. Esta área de serviço e pernoitas é propriedade do município. Quanto à cidade, Granville é sobretudo uma cidade ligada à pesca e ao mar, os mariscos é ponto forte, os restaurantes são muito procurados sobretudo à noite para degustar peixes e mariscos frescos.

            HISTÓRIA:

Granville foi outrora uma terra ocupada pelos vikings , e fundada por um cavaleiro de nome William o Conquistador , no século XI. 

Segunda Guerra Mundial:

A cidade de Granville sempre foi cobiçada em conflitos armados. Em 17 Junho de 1940 , as tropas Alemães entraram em Granville. A partir daqui toda a população fica limitada e afetada pela Ocupação .


Desde o início da ocupação, que os Alemães construíram várias fortificações na borda da Rocha, e que ficou conhecido pelo muro do Atlântico, e proibiram o acesso da população ao porto de mar. A 1 de Abril de 1943, a cidade teve de ser evacuada. O Hotel Normandy foi transformado em Quartel General "Kommandantur" e foi montada uma antena de comunicações pela Gestapo (Point-du-Roc. Pode-se vêr em toda a falésia rochosa da zona mais alta os diversos bunkers e casamatas em betão reforçado, que faziam a defesa do porto de Granville.
Quando finalmente as forças aliadas ocidentais Americanos, Ingleses e Canadenses desembarcaram nas praias da Normandia em Julho de 1944, começa o gradual fim da ocupação das tropas Alemães em terras de França. Nestes anos, e nos anos seguintes ao pós-guerra, a França teve que conviver com o estranho facto de que o chamado "Governo de Vichy" (Francês) foi o único governo da Europa ocupada que colaborou diretamente com o invasor nazi. O inicio de uma nova era começava para a Europa.

PORTAL AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes