Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALFAIATES - SABUGAL

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Alfaiates, é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda.
Alfaiates foi uma boa surpresa, já que a informação que havia não espelhava nem de perto nem de longe a beleza desta terra de tradições, que tem na Capeia Arraiana o seu Ex-Libbris. O interior desta freguesia é uma surpresa a cada recanto, a praça do Pelourinho, da Igreja da Misericórdia, e da sede da Junta de Freguesia, (alguns mamarrachos à parte) parece saído originalmente da época da idade média.

O terreno ainda é em terra batida e o quadro visual que se nos apresenta é algo de maravilhoso. Só espero que a Junta de Freguesia de Alfaiates e a C.M. do Sabugal não permitam mais atentados a uma das mais belas praças medievais de Portugal. Se tivesse que haver um palco medieval para filmagens de um filme da época, esta seria a localidade mais genuína de Portugal. Se alguma autoridade deste grande Concelho por acaso ler esta reportagem, atentem neste pedido:


Por favor restaurem os ainda poucos estragos que existem nesta praça, e não permitam que nas casas que ainda precisam de restauro, se permita uso de cimento, cal ou tinta, ou outros materiais não condizentes com a construção original. O Turismo agradece. Chegou a noite, hora de festejarmos toda a amizade que nos uniu em torno desta fantástica viagem, que começou com a nossa última missão: "3 Ofertas, 3 Santuários, 3 Países" do Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, em Fátima, Santiago, Lourdes, (ver aqui).


Buffet e vinhos à descrição (Qj serra)
Esta ação, seria selada com esta autentica celebração, que foi o jantar de convívio de sábado à noite na Residencial Pelicano. Com um bufete à descrição, que foi na opinião de todos,táxi-ac. Pernoitamos aqui em Alfaiates, aliás já estávamos aparcados, embora não houvesse muito espaço de estacionamento para as 5 autocaravanas presentes, foi uma noite tranquila num ambiente majestoso junto ao Castelo. Esta viagem, ficará seguramente gravada na memória dos presentes. Pena que estas viagens, apesar de low-coast, nos tempos que correm, só poderem ser feitas 1, no máximo 2 vezes por ano. Já sinto saudades.
excepcional, como estávamos bem bebidos, 12 boas garrafas de maduro tinto de 13,5º para 9 pessoas, (os restantes beberam sumos e água) fomos e viemos todos de



              HISTÓRIA:
Antiga povoação do concelho do Sabugal, Alfaiates pertenceu a Castela durante muito tempo, passando definitivamente para Portugal (como tantas outras desta região) através do Tratado de Alcanizes (1296). Não se sabe ao certo a origem do seu nome, tendo apenas a certeza de se tratar de um topónimo de origem árabe, devido à sua grafia. Os romanos ocuparam-na no séc. I d.C. existindo ainda alguns vestígios da sua passagem. Devido à sua posição geográfica, tornou-se um importante centro para os romanos, tanto a nível militar, como administrativo. Depois de passar definitivamente para a Coroa portuguesa, D. Dinis concedeu-lhe foral e mandou construir o castelo, que mais tarde, no séc. XVII, foi construído e ampliado.



Mandado construir por D. Dinis. É um pequeno castelo de planta rectangular. Sofreu obras de beneficiação na primeira metade do século XVII. Foram erguidas novas muralhas e o seu interior foi ampliado. Foi uma fortaleza indispensável no sistema defensivo Alfaiates – Almeida, na pós fundação da nacionalidade. Hoje, restam algumas ruínas daquilo que foi um importante monumento da Freguesia. Durante o reinado de D. Manuel I foi construído o pelourinho, que é considerado imóvel de interesse público desde 1933. Foi vila e sede de concelho entre 1297 e 1836. O facto de Alfaiates ter sido concelho, atesta bem a importância que esta freguesia teve durante muito tempo.

Fonte: www.patrimonio-turismo.com

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes