Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CHARTRES - EURE-ET-LOIRE - FRANÇA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Chartres é uma cidade Francesa bastante conhecida pela sua majestosa Catedral de Notre Dame de Chartres. As duas torres em forma de agulhas de estilo gótico, destacam-se por serem diferentes uma da outra, dando a impressão que uma delas não foi concluída, dando-lhe uma imagem diferente de todas as outras torres semelhantes.Uma vez dentro da Catedral, surpreendemo-nos com o seu tamanho. É uma das catedrais maiores e mais impressionantes da França: 130,20 m de comprimento com uma nave que é 16,40 m de largura e 37,50 m de altura. O tamanho da capela-mor e do transepto (64 m de largura)também é surprendente. 

Chartres, fica a pouco mais de 80 quilómetros de Paris e da região dos Castelos do Loire, goza de renome internacional, graças à sua Catedral, que é classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Obra sublime da arte gótica, a catedral possui nove portas (4.000 estátuas esculpidas), único em França, e 2.600 m² de vitrais dos séculos 12 e 13. A fachada principal da Catedral (a oeste) tem conservado originalmente as suas grandes janelas, bem como a torre sul (à direita, 103 m) e as secções inferiores da torre norte, enquanto a torre (à esquerda, 112 m) foi construído no século 16, uma das quais pode ser visitada a partir do interior. 

Mais História:
Situada a 80 km a sudoeste de Paris, no Eure-et-Loir, a catedral de Chartres é o monumento emblemático da arte gótica francesa.
Importante local de peregrinação, a catedral e as suas torres dominam a cidade de Chartres e a planície da Beauce à sua volta, sendo possível vê-las de várias dezenas de quilômetros de distância.
O edifício inaugura a série das grandes catedrais “clássicas”. Trata-se da catedral gótica considerada a mais representativa, a mais completa, assim como a mais bem conservada (maioria das esculturas, vitrais e ladrilhos originais). Foi construída no início do século XIII, na sua maior parte em trinta anos, sobre as ruínas de uma anterior catedral romana destruída num incêndio em 1194.

O maior coro da França:
Devotada ao culto mariano, contém um total de 181 imagens da Virgem e nove portais esculpidos, o que é um caso único na Europa. O seu coro, com uma área de 650 m2, é o maior da França, o seu transepto, com 63,4 metros, o mais comprido e a cripta romana, que data do século IX, a que tem maiores dimensões. Quanto à sua rosácea, com 13,36 m de diâmetro, é uma das mais imponentes do mundo.
Os rendilhados de pedra onde se cruzam os arcobotantes, as flechas das torres, os pináculos, gárgulas, rosas e rosáceas… a catedral não cessa de deslumbrar o visitante.
Uma excepcional riqueza ornamental:
Merece igualmente ser descoberto o misterioso labirinto desenhado no pavimento da nave principal entre o terceiro e o quarto vão e as 176 vidraças que constituem a maior superfície do mundo (2 600 m2) de vitrais dos séculos XII e XIII, extraordinariamente bem conservados e mundialmente conhecidos devido ao seu famoso “azul de Chartres”.

A Notre-Dame de Chartres é o lar de mais de 3.500 estátuas. Incluindo os vitrais, encontram-se representadas na catedral mais de 9.000 personagens!
Não perca:
A fachada ocidental, que é a porta de entrada principal do edifício religioso, e o Portal real. Enquadrada por duas torres, a fachada apresenta um importante acervo de esculturas, com 24 grandes estátuas (das quais apenas restam hoje 19) e mais de 300 figuras.
A torre sul da catedral termina numa flecha muito simples. Esta flecha foi alvo de muitos comentários de artistas e escritores (“única no mundo”, conforme dizia dela Charles Péguy), tamanho “jorro” é impressionante.
Os vitrais são célebres. A catedral possui o mais importante conjunto de vitrais do século XIII, até hoje extraordinariamente bem preservados. Do século XII, estão preservadas três vidraças com o seu inimitável azul cobalto.
O labirinto, obra do século XII, é um caminho em lajes contínuas que percorre a nave principal, com 261,55 metros, formado por uma sucessão de curvas e de arcos de círculo concêntricos.
A cripta exterior, a maior da França, abre-se para três profundas capelas romanas, enquadradas por quatro capelas góticas do século XIII menores.
Fonte:www.france.fr

PORTAL AuToCaRaVaNiStA: 
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com 
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes