Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

SALAMANCA - ESPANHA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Salamanca é uma verdadeira cidade histórica de Espanha, por todo o lado se encontram pontos de interesse histórico, o mais procurado talvez seja o astronauta na moldura da porta principal da Catedral. Andamos à procura e encontramos esta obra visionária do artista que a criou muitos anos antes de se sonhar em voar um metro que fosse acima da terra, muito menos aventuras espaciais.



         HISTÓRIA:
A história de Salamanca é uma das mais interessantes de Espanha. É uma história na qual se destacaram os Romanos, que substituiram os Vaceos e os Vetones na detenção do poder desta região. Começamos a nossa volta por Salamanca no século III a.C., quando Anibal tomou a cidade de Helmantica, a actual Salamanca -, uma conquista que implicou a sublevação dos seus habitantes. Depois, vieram os Romanos. Daí até aos nossos dias foram muitos os capítulos da história vividos por esta cidade.
Com os Romanos, que derrotaram os Cartagineses, Salamanca começa um importante processo de crescimento, tornando-se o Rio Tormes num acidente geográfico vital para o desenvolvimento desta zona e sendo construída pelos Romanos a Via de Plata, para dinamizar o comércio na região. É desta época a Ponte Romana, um dos monumentos que ainda hoje, podemos visitar.

Depois dos Romanos, foram os Visigodos os que ocuparam esta região, embora entre a ocupação por parte destes dois povos tenha havido um pequeno período durante o qual os Alanos, depois de terem ocupado a Lusitânia, se apoderaram de Salamanca. Depois, em 712, chegaram os Muçulmanos, uma época durante a qual a cidade perdeu todo o esplendor adquirido durante os anos anteriores.
No século X, quando a cidade voltou para as mãos dos Cristãos, começa o repovoamento da região, um repovoamento feito com gente chegada da Cordilheira Cantábrica, Castelhanos, Portugueses, Moçárabes, Galegos, Judeus... e é nestes momentos que começa a definir-se a cidade universitária que é actualmente.
No século XIII, as regiões de Leão e Castela unem-se sob o reinado de Fernando III. Mais tarde, o monarca Alfonso XIII manda repovoar de novo a região, criando a Universidade de Salamanca. No século XIV, um rei de Salamanca, Alfonso XI, torna-se o primeiro rei da região.
O século XVI foi o período de maior esplendor desta cidade. A sua população cresceu de forma significativa, em parte devido à importância que a sua universidade foi adquirindo. No século XVIII, esta cidade tornou-se numa das mais importantes cidades do ponto de vista cultural e económico da região. Foi nesta época que foi construída a Plaza Mayor, a mais importante obra da cidade, uma praça construída em estilo barroco.
Na época contemporânea, de Salamanca, devemos destacar que é uma cidade moderna e cosmopolita, com uma impressionante riqueza cultural, sendo uma cidade jovem e universitária, uma cidade que foi ocupada durante a Guerra da Independência, embora os piores momentos tenham vindo com Fernando VII e a sua proibição das universidades. Depois vieram os tempos de carências, embora, no século XIX, o caminho de ferro tenha dado novamente vida à cidade.
Durante a Guerra Civil, a cidade toma partido pela parte nacionalista, tornando-se no centro de comando de Franco. É nesta altura que é criado o Arquivo de Salamanca, que, pouco a pouco, foi enchendo as suas estantes com os documentos que as tropas de Franco foram produzindo por toda Espanha. Mais recentemente, em 2002, a cidade foi Capital Europeia da Cultura.
FONTE: CostaSur (http://salamanca.costasur.com)

PORTAL AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu- www.autocaravanista.blogs.sapo.pt- www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes