Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

TARANCÓN - CUENCA - ESPANHA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Em direcção a Madrid, paragem para desentorpecer as pernas. Curioso foi encontrar habitantes de Tarancón, Portugueses da zona de Mugadouro. Destaque para esta igreja que na altura celebrava a missa com pouco mais de 3 pessoas. A tradição já não é o que era. E mencionar a riqueza histórica na sua envoltura, que ficou por explorar por desconhecimento, e também por falta de tempo. Quiçã outra altura talvez.


              HISTÓRIA:
Tarancón é uma cidade da província de Cuenca, às vezes chamada de capital de La Mancha Alta, com mais de 10.000 pessoas, música alegre e hospitaleiro, como uma das paragens habituais para aqueles que viajam na estrada Madrid-Valência, estrada Nacional III. A cidade está a meio caminho entre Cuenca e Comunidade de Madrid, Cerca de 80 quilômetros de cada uma destas capitais, também tem comunicação ferroviária. Tarancón parece ter uma origem muita antiga, como se pode verificar nas imediações da Igreja da Assunção, uma área com vestígios do muro e um belo arco. Entre as figuras da cidade, de notar Melchor Cano, teólogo notável do século XVI. O principal valor artístico de Tarancón é a igreja paroquial da Assunção, do século décimo sexto. É um grande edifício com três naves e uma planta em cruz latina. O retábulo foi construído por volta de 1550 por Pedro de Villadiego, igreja da época do Renascimento. Na cidade há também de destacar a Igreja do antigo Convento dos Capuchos, a fonte antiga de Cano e algumas casas senhoriais dos séculos XVII e XIX. Tarancón tem uma festa tradicional e popular da Páscoa, Viver com paixão. Tarancón (parte nova) foi-se suplantando na população mais velha, e estendendo-se em torno dos quais há oficinas, postos de gasolina, restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais e outros serviços.
É bom lugar para parar e apreciar a gastronomia da Região de Cuenca, especializado em bifes e assados.
Nas imediações de Tarancón, "cerca de 5 km", é o santuário de Nossa Senhora da Riansares, de grande devoção no local (padroeira do Tarancón) Vê-se perfeitamente na passagem para Tarancón em direção a Madrid Também nas proximidades, é o lugar de Uclés de origem Romana, "villa romana" e de notável importância nos tempos medievais, com vários resquícios da era árabe. Em Uclés, deve fazer-se uma menção especial ao magnífico mosteiro construído nos séculos XVI, XVII e XVIII, que fica perto da cidade romana de Segóbriga, perto de Selice. As ruínas são ainda admiradas pela sua enorme grandeza.

Fonte: www.guiarte.com  (Tradução: by Google)

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes