Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

LEOMIL - MOIMENTA DA BEIRA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Leomil é uma Freguesia Portuguesa, fica situada no Concelho de Moimenta da Beira, Distrito de Viseu. É obrigatória a sua passagem através da estrada N226 sentido Penedono - Tarouca, na estrada que dá acesso a Lamego. Leomil, é terra de grande história, já foi sede de concelho, foi esta terra apadrinhada pelos famosos Condes de Marialva, e há vestígios de várias épocas da nossa história, passando pela pré-história, e pelo período medieval.




         HISTÓRIA:

Nos finais do séc. IX com a reconquista e o repovoamento que marcaram Afonso III das Astúrias, o antigo nome deste espaço foi substituído pelo presor godo Leomiro ou Ledemiro, que fundou aqui a sua Villa Leodimiri. Muitos povos terão passado e vivido neste território; a romanização é indiscutível e a sua pré-história é visível na vastidão dos monumentos megalíticos que pontilham esta localidade. Nos fins do séc. XIII já vigorava em Leomil o regime municipal, ficando um dos mais célebres e vastos coutos medievais portugueses.



No séc. XVI com o desaparecimento dos Condes de Marialva extingue-se o Couto de Leomil e, a reforma administrativa incumbe-se de abolir este abalizado concelho e integra-lo no de Moimenta da Beira em 1855. Locais a Visitar Igreja Paroquial Praça do Pelourinho (antiga casa da câmara e da cadeia e Pelourinho de Gaiola) Casa dos Coutinhos Casa dos Mergulhões Solar dos Viscondes de Balsemão Fonte da Picota Largo do Outeiro

Fonte: www.cm-moimentadabeira.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes