Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CASTELO NOVO - FUNDÃO - CASTELO BRANCO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Castelo Novo pertence ao Concelho do Fundão, Distrito de Castelo Branco. Castelo Novo sobressai pela vista do seu Castelo em ruínas, restaurado, o seu casario rural, e a fonte que diz a lenda, proferida por um antigo habitante, "quem beber da água daquela fonte já não sai de Castelo Novo" Queria dizer que casava e fazia vida por ali  Noutros tempos poderia ter alguns resultados pela proximidade das pessoas, agora nos tempos que correm, é efetivamente apenas e só uma lenda de outros tempos.



              HISTÓRIA:
Enquadrada no soberbo anfiteatro que forma a Serra da Gardunha, Castelo Novo surpreende pelos belos exemplares de casas senhoriais das famílias nobres da região. Ao seu castelo, edificado no séc. XII e que sofreu grandes estragos com o terramoto de 1755, foi dado o nome de "novo", já que existia nas imediações um outro que foi abandonado por não possuir boas condições para a defesa do sítio. Assim se explica que a aldeia tenha tomado o nome de Castelo Novo.


No Largo da Bica o edifício medieval dos Paços do Concelho oferece à vista várias notas curiosas, nomeadamente um belo chafariz barroco do séc. XVIII adossado à frontaria de granito, encimado pelas armas do rei D.João V, que introduz uma nota dissonante na simplicidade medieval do edifício. Por detrás, como que sentinela protectora e atenta, a antiga torre de menagem do castelo, despojada das suas funções guerreiras, indica as horas à população da aldeia. De uma vida comunal que o tempo apagou subsiste a Lagariça, enorme lagar cortado na rocha onde durante séculos se pisou o vinho para os habitantes da aldeia.
Fonte: www.visitportugal.com


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes