Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA DO XISTO DE COVELO DE PAIVÔ - AROUCA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Covelo de Paivô é mais uma das inúmeras Aldeias Tradicionais à Portuguesa, do Concelho de Arouca, Distrito de Aveiro.. Preserva ainda intactas as raízes rurais da lavoura e das pastagens do gado que findo o dia regressa aos currais. É comum ver-se nos caminhos encruzilhados da Aldeia, cabritinhos a brincarem uns com os outros, enquanto os seus progenitores pastam para darem bom leite para os alimentar. Arouca não é tradicionalmente um produtor de queijo, mas sim do bom fumeiro e da boa carne com certificação de qualidade Arouquesa. Uma das melhores carnes Nacionais, e quiçá do mundo. Esta foi já uma segunda passagem, já que na anterior não a visitei no seu interior, e por esse motivo não recolhi fotos. Fica a reportagem possivel.

             HISTÓRIA:
A origem de povoados nesta região é anterior à fundação da nacionalidade e mesmo ao domínio Romano, pois em 1946 foi encontrado em Regoufe uma pulseira de ouro com o peso de 171 gramas, formada por dois troncos de cone, ligados pela parte mais estreita, com o diametro, num dos bordos externos de 67,5 milímetros e no outro de 69,5 milímetros, e com 30 milímetros de altura, por dentro é lisa e por fora tem junto de cada bordo dois sulcos paralelos e pequenas incisões oblíquas, aos grupos de 13.


Esta pulseira do período Romano encontra-se no Museu de Arte Sacra em Arouca. As aldeias da freguesia pertenceram à freguesia de São Martinho das Moutas. Constituída a freguesia, eclesiasticamente ficou como curato da apresentação do vigário de São Martinho das Moutas, que fazia parte do concelho de Lafões, passando mais tarde para o concelho do Sul, extinto em 24 de Outubro de 1855, passando para o concelho de São Pedro do Sul, mas, pela lei nº 653, de 16 de Fevereiro de 1917, foi anexada ao concelho de Arouca. No lugar de Regoufe desta freguesia explorou-se volfrâmio durante a 2ª Grande Guerra, pela companhia Inglesa. A agricultura e a pastorícia têm ainda hoje um papel importante nesta região de paisagens virgens e incomparáveis da qual a aldeia tradicional da Drave e o Rio Paivó, com as suas águas cristalinas fazem parte integrante.
Fonte: www.cm-arouca.pt

EM AROUCA:
Os autocaravanistas tem a vantagem de poderem fazer as suas visitas ao vasto e valioso território, e no final da tarde recolherem ao centro da Vila de Arouca, mais propriamente no parque da feira, onde existe a Área de Serviço para Autocaravanas, uma parceria do nosso Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Câmara Municipal de Arouca. Inaugurada em 2014:
"Veja aqui a inauguração"
Veja as coordenadas GPS em cima, ou na sua globalidade, na nossa Base de Dados aqui neste Portal na barra lateral. Não esqueça também de ler e imprimir para oferecer aos amigos, as nossas Regras de Ouro. O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, deseja-lhe uma boa estadia em Arouca, e ótimos passeios.


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes