Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

SARDOAL - RIBATEJO - SANTARÉM


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Sardoal é uma Vila Portuguesa, da Região Centro, e pertence ao Distrito de Santarém.
Estas fotos no Sardoal foram tiradas por altura da Páscoa de 2011. Sardoal é uma Vila Ribatejana que celebra com paixão e dedicação a semana Santa da Páscoa. São bastantes as atividades Pascais, um pouco distribuídas por todas as capelas e igrejas da Vila.



Desde Quinta-feira Santa e até Domingo de Páscoa (21 a 24 de Abril) o chão de duas Igrejas e de seis Capelas do Sardoal receberam o talento dos moradores locais, através de enfeites com tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais.
Sardoal é uma Vila de características muito idebticas às tradicionais Vilas Alentejanas, apesar de aqui ainda se respirar muito de Ribatejo, e até mesmo ainda alguma cultura Beirã.




              HISTÓRIA:
LOCALIZAÇÃO:

O concelho de Sardoal, sendo um dos concelhos do Médio Tejo, mais a norte do distrito de Santarém e no interior do País, faz fronteira com os Municípios vizinhos de Abrantes, Mação e Vila de Rei. Pela sua localização geográfica pode considerar-se na confluência de três regiões distintas: Ribatejo, Alentejo e Beira Baixa, a que foi buscar as raízes da sua identidade cultural.


Tem boas acessibilidades rodoviárias, através da Variante à EN2 que o liga à A23 e à A1 e ao IC8 (Sertã), sendo servido, em termos ferroviários pela Linha da Beira Baixa (Estação de Alferrarede/Abrantes, a 7Km), situando-se a cerca de 150 Km de Lisboa. Pertence à Comarca de Abrantes e ao distrito de Santarém, integrando a Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, a Comunidade Urbana do Médio Tejo e a Região de Turismo dos Templários. Eclesiasticamente pertence à Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

Fonte: cm-sardoal.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes