Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

REAL MOSTEIRO - FORNOS DE MACEIRA DÃO - MANGUALDE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Fornos de Maceira Dão é uma Freguesia Portuguesa, do Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu. Pequena no tamanho grande no Património histórico que a caracteriza. O Real Mosteiro de Maceira Dão, fundado pelo abade D. Soeiro Teodoniz, por volta de 1160, é a principal atração desta Freguesia, e direi ainda mais, do Concelho de Mangualde. Não sei se a culpa é solteira ou se é casada, pelo estado lastimável e ruinoso em que se encontra este importante espólio religioso. Não é desculpa, se está assim por ser propriedade privada!

Quem não tem condições de tratar do Património de todos os Portugueses, tem que forçosamente entregar a quem de direito, para exercer competencias de preservação do interesse Público. Não interessa como, nem os meios, este tipo de edificios que fazem parte da nossa História, e de interesse Nacional, não podem ficar assim desprezados, e em estado de ruína eminente, só porque numa época qualquer da História, as ordens religiosas foram extintas, já agora em 1834, e esse património, ou foi vendido, ou ficou a saque. Veja-se a situação do Mosteiro de S. João de Tarouca, que não ficou pedra sobre pedra,como foi possivel! Foram todas aquelas pedras saqueadas para construções privadas. Isto para não falar de relicários, santuários, e diversas peças de valor incalculável.
Não poderei deixar de expressar aquí publicamente, o meu desagrado e tristeza, por encontrar este Mosteiro que pertenceu por último e antes da extinção à ordem de Cister (da qual sou grande apreciador) no estado calamitoso em que se encontra. Dentro do Mosteiro pode-se encontrar, batatas, cebolas, galinhas, tratores e reboques, etc. Como já disse nesta minha exposição, não me interessa as causas ou motivos pelo qual se encontra neste estado deplorável, mas sim a permissão e o passivismo do Estado para este estado de coisas.


ATENÇÃO: Quem visitar este Monumento, para além de encontrar um celeiro e um galinheiro no interior, encontra também um letreiro particular, a informar para o perigo de derrocada.
 MAIS UMA VERGONHA NACIONAL.
Ao que parece o IPAR é o dono deste imóvel histórico. Parece que está alugado, pelo menos tem um caseiro a usa-lo como armazém, e aidos para animais, etc.  Oh Valha-me Deus!... Só em Portugal!




             HISTÓRIA:
A Freguesia de Fornos de Maceira Dão, fica situada no concelho de Mangualde, distrito de Viseu. Dista da sede do concelho cerca de 4 quilómetros e tem por padroeiro S. Miguel Arcanjo. O topónimo da freguesia compõe-se por três elementos, a saber: "Fornos" indica a existência de abundância de fornos neste lugar, ao mesmo tempo faz referência a antigas actividades tradicionais. "Maceira" proveio da palavra latina matianas (maçãs), aludindo à abundância de macieiras neste vale, onde a freguesia se implanta. "Dão" referência ao rio do mesmo nome, que lhe passa por perto. O povoamento desta localidade remonta a épocas muito recuadas, como se pode concluir pelos vestígios arqueológicos encontrados.

A sepultura de Cancela, o Castro que se situa na elevação sobranceira à Ribeira dos Frades e a villa romana do Cabeço da Mota, são o espólio encontrado que nos "fala" da ocupação humana desta localidade em diferentes épocas. Em termos eclesiásticos, Fornos de Maceira Dão foi vigairaria da apresentação do bispo. Foi nesta freguesia que, pertencendo na época ao concelho de Azurara extinto no século XVIII, foi construído o Real Mosteiro de Maceira Dão, fundado pelo abade D. Soeiro Teodoniz, por volta de 1160. Em 1173, D. Afonso Henriques definiu limites ao couto do Convento e doou-o aos frades da Ordem de S. Bento, que mais tarde passou para a Ordem de Cister. Os abades desta Ordem desenvolveram grandemente esta região, que administravam, incluindo os poderes judiciais. As ordens religiosas foram extintas em 1834 e as grandes áreas constituíam o couto do Convento, foram incorporadas no concelho de Mangualde.
Fonte: www.cm-mangualde.pt

Portal AuTocaRaVaNiStA
Grupo AuTocaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes