Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

BARRAGEM DO CABRIL E PONTE FILIPINA - PEDROGÃO PEQ. - SERTÃ


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Rio Zêzere
Barragem do Cabril tem uma curiosa localização, a saber: Fica logo abaixo da Vila e Concelho de Pedrogão Grande, que pertence ao Distrito de Leiria, e muito próximo da estrada de acesso à Freguesia de Pedrogão Pequeno, que pertence ao Concelho da Sertã e ao Distrito de Castelo Branco. Apetece dizer, tão perto, e tão longe! Com a reorganização das freguesias e do território, porque não juntaram o Pedrogão Grande, e o Pedrogão Pequeno, na mesma jurisdição territorial! Não se compreende esta divisão, não só do Concelho, como incompreensivelmente a do Distrito também. Mas isto sou só eu a divagar!...


Sublinha-se também, que aqui próximo existe uma placa a indicar a existência de uma Ponte Filipina, antes da entrada no centro da freguesia, que  fica ali perto, e pode ser vista do IC8.
A melhor visita será concerteza num percurso pedonal ou melhor em BTT. 

Uma zona previlegiada para a prática de desportos radicais, existe ali perto em Pedrogão Pequeno uma empresa dedicada a alugar todo o tipo de equipamentos para a prática destes desportos. O melhor acesso para visita a esta ponte Filipina por onde passa o rio Zêzere, será concerteza num percurso pedonal, ou melhor em BTT ou outro veículo radical 4x4. Esta é uma zona de desportos radicais por excelência dadas as inúmeras atividades que esta região dispõe, para todas as bolsas e disposição, excelente também para a prática de pedestrianismo.


              HISTÓRIA:
A construção da Barragem do Cabril teve início em abril de 1951, com a obra a cargo da Hidro Eléctrica do Zêzere e com projeto de Joaquim Laginha Serafim. A inauguração teve lugar no dia 31 de julho de 1954 e contou com a presença do Presidente da República, General Craveiro Lopes.
A barragem é do tipo arco abóbada, com uma altura de 136 metros e com 290 metros de comprimento do coroamento. A capacidade do descarregador é de 2.200 m³/s.


Sendo uma das maiores barragens portuguesas e originando uma das maiores reservas de água doce do país, a Barragem do Cabril assume-se como um verdadeiro ex-libris arquitetónico da freguesia de Pedrógão Pequeno. A sua albufeira tem uma capacidade total de 720.000 (*1000m³), enquanto a sua capacidade útil é de 615.000 (*1000m³). O seu perímetro é de 280 quilómetros.
Esta albufeira oferece um dos melhores quadros turísticos do concelho e as suas águas são bastante procuradas para atividades aquáticas e pelos amantes da pesca desportiva.


Fonte: www.cm-serta.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes