Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ERMELO - ALDEIA DO XISTO - MONDIM DE BASTO












Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Ermelo é uma Freguesia Portuguesa do Concelho de Mondim de Basto, Distrito de Vila Real.
Situada na serra do Alvão, esta é uma das aldeias de Portugal, onde predomina o xisto nas construções do seu casario, e onde existe uma das maiores quedas de água da Península, conhecidas como Fisgas de Ermelo, que se podem visualizar no Portefólio fotográfico nesta página, com a etiqueta dedicada a Mondim de Basto.


É certo que ainda nos vem à memória aquele caso das eleições para a junta da Freguesia em que um candidato matou a tiro o marido de uma outra candidata à presidência da Junta de Freguesia de Ermelo, mas essa foi uma publicidade pelos piores motivos, e nada interfere com uma visita a esta bonita aldeia tradicional com o seu Pelourinho como ex-libbris da aldeia. Esta referencia revela-se bem mais agradável para conhecer toda a zona envolvente de Mondim de Basto, a Senhora da Graça, a qual se avista de todas as aldeias de montanha da região.

A 900 m de altitude aparece Barreiro onde o granito e os telhados de colmo ainda se vêm, e uns quilómetros mais abaixo, 700 m e muito perto do rio OLO, já se pode comparar as diferenças de construção que passa mais acima pelo Granito, e mais abaixo pelo Xisto. Veja a rota das aldeias de montanha do Concelho de Mondim de Basto, e faça uma visita guiada, com recurso e a ajuda do Portal AuToCaRaVaNiStA. Boa Visita, e Boa Viagem.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes