Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

BARREIRO - ALDEIA DE GRANITO - MONDIM DE BASTO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Barreiro é uma aldeia Portuguesa de montanha, inserida no Parque Natural do Alvão, pertencente ao Concelho de Mondim de Basto, Distrito de Vila Real. Aldeia serrana predominantemente construída em granito com cobertura a colmo, infelizmente já se vêm poucas, porque consoante a sua degradação são depois substituidas por telha, o que é uma pena. Aldeia de Barreiro fica a 900 metros de altitude, bem no cimo da serra do Alvão, aos poucos vai ficando desertificada, sendo que em 2011 ainda restavam 15 moradores na aldeia.



Cada vez mais, será num futuro muito próximo apenas história de um povo da serra. Infelizmente ninguém faz nada para inverter esta situação de desertificação das nossas aldeias tradicionais. Uma pena!
As queixas são comuns a todas as aldeias do Portugal profundo, ficam longe de tudo, desde as escolas à farmácia, ou aos cuidados médicos etc. Os jovens procuram novos horizontes, e as aldeias ficam despidas de crianças e jovens. As novas gerações não querem retomar a vida dos pais, e as nossas aldeias e tradições vão-se esfumando num futuro muito próxima. É uma pena
.

A cada vez mais centralidade vai matando aos poucos a vida saudável e o humanismo de outros tempos, e empurra-nos a todos para autenticos aglomerados humanos desvirtuados,sem calor humano, e guetos no futuro não muito distante.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes