Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

VILA FLÔR - BRAGANÇA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Vila Flor é uma Vila Portuguesa Sede de Concelho, pertencente ao Distrito
de Bragança.
Vila Flôr ficou sobejamente conhecida pelos Portugueses mais distraídos, aquando da exibição da novela que passou na TVI. Esta publicidade da Novela veio sobre-maneira despertar a curiosidade de muita gente, que inclusivamente passa por lá em excursões, e naturalmente o que se fala mais é em relação a Vila Flôr versus Novela. Esta é efetivamente uma terra de muita história com património edificado, destacando-se a Igreja Matriz de beleza interior e exterior excecional, e o arco D. Dinis, entre muitas outras coisas.


       História de Vila Flôr:
Vila Flor é freguesia sede do concelho com o mesmo nome. Está
situada a mais de quinhentos metros de altitude, estendendo-se por uma área total de cerca de 32 Km2. Da beleza natural da freguesia, destacam-se os vinhedos e olivais, assim como os fraguedos salpicados por pequenos ramos de giesta, urze e rosmaninho. Conta com o Arco como aldeia anexa, situada a cerca de 3 Km. Conta a lenda que D. Dinis, no caminho para a raia de Miranda, ao encontro de sua noiva - Isabel de Aragão, achou o lugar tão belo e florido que, a jeito de trovador, lhe chamou ”FLOR”.

Desconhece-se qualquer documento anterior ao século XIII que fale da
existência deste povoado, mas há quem avente que a sua fundação remonta ao século XI, após o declínio das invasões mouriscas e ao início da política real de repovoamento do território. O nome de Vila Flor aparece, pela primeira vez, referenciado no Foral de 24 de Agosto de 1286, outorgado pelo Rei Poeta, que manda erguer em seu redor uma cinta de muralhas com cinco portas em arco, restando actualmente apenas uma - a Porta sul ou Arco de D. Dinis. É então que o nome desta vila passa de Póvoa de Além Sabor para Vila Flor.

Fonte: Junta de Freguesia de Vila Flôr


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes