Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VIDE - SEIA - GUARDA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Vide é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Seia,  Distrito da Guarda. Já foi Sede de Concelho até meados do século XIX, em que transitou para Loriga até 1855, altura em que foi anexada ao Concelho de Seia. É a freguesia mais distante do município, e situa-se na extremidade Sul de Seia. Uma povoação bastante antiga, que indica segundo vestígios recentemente encontrados, pertencer ao Paleolítico. Aqui pode-se encontrar desde fornos comunitários e respectivos celeiros e moinhos de água, a ponte Romana sobre a ribeira de Alvoco, a Igreja Matriz com 300 anos, o tradicional casario em Xisto, e o sossego da terra que testemunhamos durante a noite não se vê viva alma.


               HISTÓRIA:
A vila da Vide encontra-se no extremo Sul do concelho e é a freguesia mais distante da sede do concelho. Foi sede de concelho até 1834, passando para Loriga até este ser extinto em 1855, ano em que foi anexada ao concelho de Seia.
O seu povoamento remonta aos finais do Paleolítico Superior como comprovam as últimas descobertas arqueológicas realizadas no Verão de 2002. Foram descobertos pela arqueologia em 1998, e na sequência de estudos toponímicos realizados no âmbito do Núcleo de Góis da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, núcleos de gravuras rupestres. As figuras rupestres situam-se nas Ferraduras, nos Carvalhinhos e nas Fontes do Cide e têm como motivos decorativos, círculos, motivos geométricos, covinhas, serpentiformes e linhas, devendo em traços gerais corresponder cronologicamente à Idade do Bronze.

Nesta freguesia pode-se visitar a igreja paroquial, com mais de 300 anos, as capelas do Calvário e da Nossa Senhora da Guia, fontes romanas, um cruzeiro, ponte romana, sobre a ribeira de Alvoco, e fornos comunitários.
Esta freguesia do concelho de Seia possui anexadas ao seu território 28 lugares: Abitureira, Baiol, Balocas, Baloquinhas, Barreira, Barriosa, Barroco da Malhada, Borracheiras, Carvalhinho, Casal do Rei, Casas Figueiras, Cide, Costeiras, Coucedeira, Fontes de Cide, Fradigas, Gondufo, Malhada Cilhas, Monteiros, Muro, Outeiro, Ribeira, Rodeado, Sarnadinha e Silvadal, Levadas, Obra e Chão Cimeiro.


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes