Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

FOZ D'ÉGUA - ALDEIA DO XISTO - PIÓDÃO - ARGANIL

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Foz D' Égua, é uma pequena aldeia do Xisto, pertencente ao Concelho de Arganil, Distrito de Coimbra, Portugal. Aldeia encravada nos fundos da Serra do Açor, junto a uma confluência de Ribeiros de água de Piódão e de Chã, que corre em abundância no inverno, mas praticamente seca no Verão. Existe logo à entrada uma ponte de arame e corda, suspensa, de acesso às casas, construída pelos proprietários (acesso privado). Passada a ponte suspensa, e descendo a estreita rua em direção ao Ribeiro, deparamos com duas pequenas pontes restauradas que dão um grande charme ao conjunto. Existe ainda uma pequena Capela no cimo do monte a ser restaurada à altura da visita.

Esta parte da Aldeia é propriedade privada de dois irmãos do Barreiro, que compraram todo o casario desta parte da aldeia descolada da própria aldeia de Foz de Égua. São pouco mais de 4, 5, casas, das quais apenas não conseguiram descobrir o proprietário da última casa que ali existe, a única que ainda não é de sua propriedade, para assim ficarem com a totalidade daquele casario em xisto, e naquele local específico, e que deslumbra os olhos de quem passa por ali. 


A beleza natural, a envolvência que espelha todo o trabalho de restauro, imposto por muito tempo despendido. mas com prazer concerteza, por estes dois irmãos empenhados em reconstruirem uma parte desta aldeia de Foz D' Égua, privada sim senhor, mas um postal turístico digno de visita, que considero um pequeno paraíso serrano à beira rio plantado. Tivemos o prazer de ser convidados a visitar o interior da casa de um dos proprietários, e efectivamente o conforto interior, e as vistas paisagísticas, são dignas apenas de gente privilegiada, neste caso são dois casais. Simplesmente espetacular. 


                                   
Agradeço também desde aqui aos proprietários, a simpatia com que fomos recebidos, convém referir mais uma vez, que toda esta parte da aldeia de Foz de Égua, a que mais se destaca, é porventura o mais bonito postal turístico, edificado em xisto.

#Destaque para a ponte de arame suspensa que liga as casas á estrada#





           
             HISTÓRIA:
Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontramos Foz D´Égua em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D´Égua, se encontram e seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em plena Verão. Ainda a jusante o encontro da ribeira do Torno. O local possui uma beleza natural, que o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos. O perfil da zona de praia é pouco acidentada, pois resulta da ligação das ribeiras, o mesmo não se poderá dizer em relação aos acessos pedonais, que são bastante acidentados, ligando a estada à praia por socalcos que se transpõem com pequenas escadas em xisto.

Fonte: www.cm-arganil.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português 
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes