Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SANTUÁRIO SENHORA DO CASTELO - MANGUALDE




Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Santuário de Nossa Senhora do Castelo, está situado no Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu, Portugal.
Toda a Região das Beiras, é muito rica gastronomicamente a todos os níveis, sejam os tradicionais pratos em que talvez o mais popular seja o cabrito assado, sejam os vinhos em que Mangualde sobressai com a Adega Cooperativa de Mangualde e o seu tradicional vinho do Dão, que ao par do vinho do Douro e Alentejano fazem jus ao que de melhor se produz em Portugal. Para não me repetir sobre a história do Santuário da Senhora do Castelo, devo apenas dizer que impôe algum respeito com a sua escadaria lançante em profundidade, para mais pormenores, lêr mais abaixo na História da cidade de Mangualde. De salientar a paisagem deslumbrante que se avista do cimo do Santuário para os lados do Maciço da Serra da Estrela, que tem também um frondoso parque de merendas, e um restaurante (Antiga cavalariça) de se lhe tirar o chapéu. Recomendado pelo AuToCaRaVaNiStA - Variedade, Qualidade, Preço, muito bom.


               HISTÓRIA:
Ermida da Nossa Senhora do Castelo
No começo do séc. XV foi levantada uma capelinha dedicada a Santa Maria do Castelo num terraço não longe do cimo do monte em lembrança da batalha travada em Trancoso entre soldados de Portugal e de Castela. Mais tarde outra capela se ergueu, substituindo a primeira. E esta capela se manteve até 1832, data da entronização da imagem da Senhora do Castelo no templo que ainda hoje se ergue no aplainado cume da colina, mandado levantar pela piedade de Miguel Pais de Sá Menezes.



A capela é uma construção de linhas esbeltas mas simples onde ressalta a singularidade da altíssima torre elevada a prumo sobre a fachada. O interior do templo luminoso mostra uma elegante capela-mor cujo retábulo de sabor neoclássico se levanta sobre altos degraus. A imagem soberana da Virgem com seu menino campeia no trono Central.


Fonte: www.cm-mangualde.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuTocaRaVaNiStA Português
Copyrught AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes