A Freguesia da Carregueira pertence ao Concelho da Chamusca. O Arripiado é um lugar desta Freguesia à beira Tejo Plantada, exactamente na direcção Sul do Castelo de Almourol que fica praticamente a meias entre o Arripiado e Vila Nova da Barquinha nomeadamente com Tancos e o quartel militar de Santa Margarida. Como se pode vêr pelo SlideShow, está equipado com um bonito parque de merendas e lazer, está servido por um Cais de embarque para passeios de barco no rio Tejo que têm na sua maioria das vezes destino para o bonito e imponente Castelo de Almourol.
Resumo do Arripiado - Carregueira:
Aldeia de grande beleza, edificada em declive que desce até ao Tejo, tem vista panorâmica sobre o Castelo de Almourol e a imensidão da Lezíria que aqui começa... :: O Tejo e o Arripiado A pitoresca aldeia do Arripiado, fica situada na Freguesia da Carregueira a norte do concelho da Chamusca, junto à margem sul do Rio Tejo. É nesta bela povoação que começa a famosa Lezíria Ribatejana. Sendo edificada em declive, as construções destas paragens, vão desde a estrada Nacional 118, até à beira-rio.
Portos Fluviais À beira-rio estão localizados separadamente, dois Cais Fluviais: O Cais Militar, que deve o seu nome ao habitual uso militar (entre os quais, o Campo Militar de Santa Margarida); e ainda o Cais de S. Marcos, local onde existiu uma capela com o mesmo nome. Neste último existe ainda uma Barca de Passagem, ligando o Arripiado à vizinha Aldeia de Tancos.
Lenda do Arripiado:
Conta a lenda que no tempo das invasões mouras, habitava o castelo de Almourol um casal que tinha uma filha que se chamava Ari. Certo dia ao passar nesta localidade Ari apaixonou-se por um rapaz cristão, mas este namoro não era aceite pelos seus pais e para impossibilitar a fuga de Ari "pearam-na" (prender uma corda à perna e a outro objecto). E com a história de Ari peada surgiu Arripiada que com o passar dos tempos resultou Arripiado.
Fonte: www.cm-chamusca.pt
Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes