Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MONTE DE S. FÉLIX - LAÚNDOS - PÓVOA DO VARZIM


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
MONTE DE S. FELIX:


O Monte de S. Felix, fica situado na Freguesia de Laúndos, pertencente ao Concelho da Póvoa do Varzim, Distrito do Porto, Portugal. Para chegar a este bonito destino tem que vir pela estrada interior que dá acesso para Barcelos. Do alto do monte ergue-se a igreja devota a Nª Sª da Saúde, no mesmo sopé do alto do monte, pode-se vêr largos horizontes sobre o mar Poveiro, através do Miradouro ali situado. De realçar a homenagem ao imigrante através de uma plataforma de estátuas que se ergue sobre o horizonte da cidade da Póvoa do Varzim, e que se deve toda a estrutura montada neste monte de São Felix. É já a segunda incursão aqui ao Monte mas agora com máquina digital. As fotos em exibição no texto foram tiradas com telemóvel. 



               LAÚNDOS:

Está situada a cerca de 7,5 Km da cidade da Póvoa de Varzim, no
extremo da conhecida "Légua da Póvoa". O topónimo regista-se num documento de 1033 "...Montis Lanutus..." e a paróquia vem relacionada no censual bracarense, do séc. XI, com o título de "Sancto Micael de Lanutus".



Até à reforma administrativa de 1836, pertenceu ao concelho de Barcelos, passando nesta altura para o da Póvoa de Varzim. Situa-se em Laúndos um dos mais belos miradouros sobre a Póvoa de Varzim.

No sopé do miradouro encontra-se a igreja de Nossa Senhora da Saúde e no cume curiosos moinhos, alguns deles adaptados a vivendas de férias, uma unidade hoteleira de 4 estrelas, para além da capela do santo que lhe dá o nome. 

Fonte: cm-pvarzim.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes