Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VILA DE REI - CASTELO BRANCO



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Vila de Rei é Sede de Concelho, pertencente ao Distrito de Castelo
Branco, Portugal.
Vila de Rei tem inúmeros locais de interesse natural e paisagístico, damos aquí alguns: De Fernandaires a Zaboeira com regresso a Vila de Rei. Distância: cerca de 30 Kms com boas acessibilidades. Neste percurso pode ficar já com uma ideia das potencialidades naturais deste Concelho.Depois da visita ao Centro Geodésico de Portugal que já demos conta aquí noutra rúbrica dedicada a este tema.


Percorrendo a Estrada Marginal à Albufeira do Castelo de Bode,
poderá desfrutar de uma paisagem magnífica ao longo do percurso que o levará até ao desvio para Isna Velha, local onde poderá observar as ruínas da antiga povoação da Isna, quando o nível das águas da Albufeira está baixo. Destaque também para o Penedo Furado que já destacamos aquí no tema dedicado a Vila de Rei.


             HISTÓRIA:

Em tempos recuados e de acordo com os vestígios mais antigos que existem na área do concelho, terão sido os Celtas e depois os Romanos os primeiros habitantes. Tratando-se contudo de uma zona geologicamente muito antiga, onde é possível encontrar, com alguma frequência, fósseis e outros vestígios pré-históricos, é provável que povos mais antigos por aqui tenham passado. Após o nascimento da nacionalidade, a primeira data relevante remete-nos para o foral de D. Dinis, que em 1285, que cria o concelho de Vila de Rei.
 
Este foral foi, mais tarde, reformado e substituído por D. Manuel I, em 1513. No século XIV tanto a Ordem dos Templários como a Ordem de Cristo, povoaram, desenvolveram e defenderam este território. No início do século XIX as terras de Vila de Rei sofreram o impacto devastador das invasões francesas que causaram avultados estragos na sede do concelho e em diversas aldeias. Com a inauguração da barragem do Castelo do Bode uma parte significativa do concelho foi submersa. Situavam-se nessa área as melhores terras de cultivo do concelho e oito das suas povoações (Foz da Ribeira, Cunqueiro, Foz do Codes, Casal da Barca, Hortas, Foz da Ribeira das Trutas e Foz da Isna). 

Fonte: www.cm-viladerei.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes