Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MARMOIRAL DO SOBRADO - CASTELO DE PAIVA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Um pequeno passeio de bicicleta para desenferrujar as pernas, e não muito longe da A.S., tiramos umas fotos ao mais conhecido monumento de Castelo de Paiva, "O MARMOIRAL DO SOBRADO" Monumento Nacional também chamado de MARMORIAL, na altura construído para comemorar a passagem do cortejo fúnebre da Raínha Stª. Mafalda, quando se dirigia de Alpendurada para Arouca, onde foi sepultada. Monumento em muito bom estado de conservação.


              HISTÓRIA:
Nome: Marmoiral de Sobrado
Tipologia: Monumento Funerário
Classificação: Monumento Nacional, pelo Dec. 37 728, DG 4 de 5 de janeiro de 1950

Concelho: Castelo de Paiva

Estilo: Românico


Embora seja complexa a datação deste monumento, uma vez que a sua estrutura tem uma expressão diversa dos outros memoriais não permitindo comparações tipológicas, o Marmoiral de Sobrado tem sido datado de meados do século XIII.

Trata-se de um exemplar de arquitetura funerária, um monumento funerário-comemorativo românico, inscrevendo-se numa tipologia de transição entre a sepultura rasa com estela funerária e os monumentos comemorativos. Está relacionado com o translado do corpo de D. Mafalda, filha de D. Sancho I e neta de D. Afonso Henriques, para o Convento de Arouca.

Localização: 

Lugar da Meia Laranja, freguesia de Sobrado, concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro

Como Chegar: 


Se vem do Norte de Portugal através da A28 (Porto), da A3 (Porto), da A24 (Chaves/Viseu), da A7 (Póvoa de Varzim) ou da A11 (Esposende/Marco de Canaveses) siga na direção da A4 (Bragança/Matosinhos) e saia para Entre-os-Rios/Penafiel Sul. Vire à esquerda para Penafiel e depois siga para Castelo de Paiva, pela N106. Na proximidade de Entre-os-Rios siga pela variante à estrada 224/IC35 para Castelo de Paiva, saia em Cruz da Agra, seguindo depois a sinalização da Rota do Românico até ao Marmoiral de Sobrado.

A partir do Porto opte pela A1 (Lisboa), depois pela A32 (Oliveira de Azeméis). Saia em Canedo – Feira, siga na direção de Castelo de Paiva pela N222 e depois respeite a sinalização da Rota do Românico até ao Marmoiral de Sobrado.

Se vem do Centro ou Sul de Portugal pela A1 (Porto), opte pela saída em Santa Maria da Feira. Siga pela estrada M504 e depois pela N222 até Castelo de Paiva. Por último, bastar-lhe-á seguir a sinalização da Rota do Românico.

Se já se encontra na vila de Castelo de Paiva, o Marmoiral de Sobrado está situado junto à rotunda de saída da vila para Entre-os-Rios/Porto.


Coordenadas Geográficas: 41° 2' 34.00" N / 8° 16' 12.29"
Fonte: www.cm-castelodepaiva.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes