Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOÍNHOS DE GAVINHOS - PENACOVA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
NA ROTA DOS MOÍNHOS DE VENTO:
Os Moinhos de Gavinhos, estão situados na Serra da Atalhada, Concelho de Penacova, Distrito de Coimbra, Portugal.
É uma pena que a maior parte dos moínhos estejam abandonados ou degradados. Este verão, o fogo também não ajudou, já que queimou alguns dos moínhos, deixando apenas as paredes redondas em xisto.
Em Gavinhos, poderá visitar o Moinho do Sr. Lino Branco e observar o trabalho do Moleiro ao vivo. 
(O homem é um verdadeiro contador de histórias).


          HISTÓRIA:
O Sr. Lino Branco "O Moleiro"
O Núcleo Molinológico da Serra da Atalhada promove várias actividades
ao longo do ano relacionados com o interesse turístico dos moinhos. Existe ainda 1 moínho em atividade laboral, que pode ser visitado com marcação prévia para o endereço do museu do moínho, ou atravez do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Penacova. para saber mais consulte o site da C.M. em www.cm-penacova.pt. O moleiro residente nesta altura era o sr. Manuel, que nos deu as devidas explicações. Para ele, o nosso muito obrigado pela simpática receção.



O Concelho de Penacova possui actualmente um dos maiores núcleos molinológicos do país, encontrando-se espalhados pelas Serras da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira, 19 moinhos de vento em actividade ou em condições de funcionar, bem como 18 azenhas instaladas nos cursos do Mondego e do Alva e nas muitas ribeiras que correm no concelho.

Fonte: www.cm-penacova.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes