Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

PEDRAS PARIDEIRAS - SERRA DA FREITA - AROUCA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
As Pedras Parideiras estão situadas na Serra da Freita, concelho de Arouca, Distrito de Aveiro, Portugal.
A Zona onde se podem observar as famosas Pedras Parideiras, tem um único obstáculo para as Autocaravanas! O estacionamento. Em alturas de Fim de semana agrava-se com as inúmeras excursões que por alí param. Com 2 Autocarros, fica totalmente entupido. O local está atualmente vedado, para que não desapareçam definitivamente este fenómeno da natureza.


CONHECIMENTO E CULTURA:

Fenómeno de granitização único no país e raríssimo no mundo inteiro. Situa-se em plena serra da Freita, no lugar da Castanheira, próxima da famosa Frecha da Mijarela ou Mizarela. Ao que se sabe, idêntico fenómeno só será conhecido numa região da Ucrânia, na Rússia. Trata-se de um afloramento granítico que tem incrustados nódulos envolvidos por uma capa de biotite em forma de disco biconvexo. As pedras parideiras são rochas graníticas com numerosos nódulos de coloração dourada que, em determinadas circunstâncias de temperatura, se destacam da rocha-mãe, jazendo então no solo às centenas.

Na linguagem popular as pedras parem outras e daí o nome de pedras parideiras. Os nódulos com a forma de discos circulares ou medalhões, têm contornos bastante regulares, mais ou menos circulares, com superfície lisa e forma típica biconvexa. Este fenómeno atrai a este lugar muitos curiosos e alguns estudiosos. Dada a contínua delapidação das pedras parideiras, por muitos turistas que aí demandam, muitas das quais constituem os muros de vedação dos terrenos, a Câmara Municipal de Arouca, viu-se obrigada a vedar a principal área, onde este fenómeno era mais extenso.
Fonte: www.arouca.biz/

NOTA FINAL:
Os autocaravanistas tem a vantagem de poderem fazer as visitas, e no final da tarde recolherem ao centro da Vila de Arouca, mais propriamente no parque da feira, onde existe a Área de Serviço para Autocaravanas, uma parceria do nosso Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Câmara Municipal de Arouca. Inaugurada em 2014 "Veja aqui a inauguração"
Veja as coordenadas GPS na nossa Base de Dados aqui neste Portal, na barra lateral. Não esqueça de ler e imprimir para oferecer as nossas Regras de Ouro. O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, deseja-lhe uma boa estadia em Arouca.

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes