Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

MONÇÃO - VIANA DO CASTELO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Vila de Monção está inserida na Região do Minho, é sede de Concelho e pertence ao Distrito de Viana do Castelo, Portugal
Monção, tem apenas uma freguesia, que abrange, também, todo o casco histórico, sendo portanto, uma Região com muita história.
FESTAS: Nossa Senhora da Rosa, S. Cristóvão, Corpo de Deus e Nossa Senhora das Dores.
FEIRAS: Semanal, às quintas-feiras.



 PATRIMÓNIO EDIFICADO:
Fonte da Vila


Igreja matriz, estátua da Danaide, Capela da Misericórdia, Fonte da Vila e zona amuralhada do Castelo de Monção, Rio Minho, Caldas de Monção e praças de Deu-La-Deu e da República.







       GASTRONOMIA: 


Arroz de lampreia, sável à moda de Monção e cabrito assado no forno.
VINHOS: Verdes
Feiras: Semanal, às quintas-feiras.






           LOCALIZAÇÃO:


Localizada no norte do país a Freguesia de Monção é a única freguesia da vila da sede do concelho de Monção. A Norte, confronta com o rio Minho, que a separa da vila de Salvaterra, na província espanhola da Galiza. A Nascente está a Freguesia de Troviscoso, A Sul encontra-se a Freguesia de Cambeses e a Freguesia de Mazedo. A Poente está a Freguesia de Cortes.




              HISTÓRIA:
Monção situa-se entre dois fenómenos geográficos distintos, o extenso e fértil vale do rio Minho e as escarpadas montanhas, sendo no sentido transversal, cortado por uma série de rios, ribeiros, riachos, que fertilizam a sua terra e permitem a ocupação a meia encosta. Ora, se os vales são propícios para a prática de agricultura também os terrenos de alta montanha são os ideais para a prática da pastorícia, não sendo então raros os vestígios de ocupação um pouco por todo o lado.


O rio Minho desde sempre constituiu um elemento atractivo para a fixação de populações nas suas margens, podendo-se encontrar, junto destas, vários achados arqueológicos, que testemunham um passado recheado de vestígios da passagem de diferentes povos, por estas terras; sendo já vários os achados pré-históricos, alguns deles datados do Paleolítico, encontrados nos terraços fluviais deste rio. Assim como também já foram encontrados objectos líticos nos terraços fluviais do rio Mouro, entre as freguesias de Tangil e Podame.


Fonte: www.cm-moncao.pt/

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes