Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

PAREDES DO RIO - COVELÃES - MONTALEGRE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Aldeia de Turismo Rural, de Paredes do Rio, pertence à Freguesia Portuguesa de Covelães, do Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. 
A água corrente, é abundante por toda a aldeia, desde as fontes e fontenários, é utilizada sobretudo pelos vários moinhos espalhados pela aldeia. A aldeia tem um invento original de um sistema hidraulico movido a água, em exposição numa casa coberta de colmo (é preciso pedir para abrir). É uma aldeia bastante visitada por Portugueses. Espanhois, e Estrangeiros no geral, com guia



À entrada da aldeia, deparamo-nos com a igreja paroquial maneirista de planta longitudinal composta por nave única, capela-mor rectangular e torre sineira destacada. Retábulos de talha. Nave com coroalto, tendo do lado do Evangelho, púlpito com balaústres em madeira e altar sob arcossólio junto ao ângulo.
Arco triunfal de volta perfeita com frontaleira de talha dourada ladeado por altares. Na capela-mor, altar em talha dourada e janela, do lado da Epístola. Os tectos são de madeira de perfil curvo, pintados com medalhão ao centro da nave com a imagem do padroeiro e imagem de São Marcos na capela-mor. A torre sineira é constituída por pano de parede que se desenvolve em altura, com cunhais apilastrados, encimado por campanário com dois arcos sobrepujado por pináculos. De salientar, o difícil estacionamento para autocaravanas.

Fonte www.cm-montalegre.pt




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes