Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

FRAGA DA PENA - ARGANIL











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A  Fraga da Pena, fica situada no Concelho de Arganil, Distrito de Coimbra, Portugal.
A Cascata da Fraga da Pena fica um pouco antes de entrar na aldeia da Benfeita, por sinal a entrada fica numa curva por entre caminhos estreitos e sinuosos de xisto, que emborca na cascata imponente por entre uma vegetação agreste e húmida. No local moinhos e mesas para pic-nics, que convidam em tempos quentes, a uma estadia mais demorada.



           HISTÓRIA:


FRAGA DA PENA:


A Cascata da Fraga da Pena é uma cascata serrana portuguesa que se localiza nas proximidades da aldeia do Xisto de Benfeita, Arganil, Distrito de Coimbra, Serra do Açor. Esta cascata tem origem num acidente geológico e é considerada uma das maiores mais valias entre os recursos naturais da paisagem protegida da Serra do Açor.

As águas que se despenham desta cascata correm por um vale muito apertado na montanha, dando assim origem a uma micropaisagem, que surge de forma repentina, dotada de vegetação abundante a cobrir o xisto. O desnível da Cascata da Fraga da Pena chega aos 20 metros de altura.




A sua alimentação provem da Barroca das Degrainhas, onde forma um primeiro lençol de água, águas estas que escorrem para outro menor e dando novamente origem a outra cascata.

Fonte: Wikipédia




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes