Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

ALMEIRIM - SANTARÉM


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A tradicional Sopa da Pedra

Almeirim é uma Cidade Portuguesa, Sede de Concelho, pertencente ao Distrito de Santarém.

Almeirim é sinónimo de melão, sopa da pedra, e vinho. Na realidade é aquilo que me chama a Almeirim.





As famosas caralhotas
Esta sopa da pedra é de 2016
Normalmente de passagem, estaciona-se no parque junto à praça
de touros, e depois do repasto deve visitar o diverso artesanato existente por baixo das bancadas da praça de touros, pode adquirir umas botas artesanais à moda alentejana, também pode fazer uma caminhada até à Adega Cooperativa de Almeirim que fica a poucos metros dali, sem esquecer de comprar o melão antes de ir embora. Como diz o saber popular, "Para o melão, compre vinho bom."



              HISTÓRIA:
Almeirim é uma região que encontra as suas origens nos remotos grupos humanos que aqui se vieram fixar após as alterações das últimas glaciações. As Fontes A água foi, desde sempre, um elemento da maior importância para a Humanidade sem a qual a vida na terra seria impossível.... As Escolas Velhas Em 1527, D. João III, fundou em Almeirim uma igreja e um hospital em honra de Nossa Senhora da Conceição, ligado com a Igreja do Divino Espírito Santo, sede da Ordem Terceira de S. Francisco onde havia uma Confraria que tinha por finalidade, socorrer com esmolas os cortesãos pobres e viúvas dos que haviam morrido pela Pátria...

Brasões de Almeirim Fundada em 1411 por D. João I, Almeirim era estância de recreio das gentes da Corte que, de Lisboa, vinham passar momentos de lazer e diversão. As Duas Pontes Os concelhos de Almeirim e Santarém, encontram-se, neste momento, ligados por duas pontes: a de D. Luís que foi inaugurada em 17 de Setembro de 1881 e a de Salgueiro Maia, no dia 11 de Junho de 2000... O Paço dos Negros da Ribeira de Muge Foi precisamente junto a esta Ribeira de Muge, Muja ou Mugem, nome por que era conhecida que existiu uma residência real, mandada edificar por D. Manuel I a qual inicialmente teve o nome de Paço da Ribeira de Muge ou só Paço de Muge, passando, mais tarde à designação de Paço dos Negros da Ribeira de Muge.

Fonte: www.cm-almeirim.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes