Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

ALANDROAL - ALENTEJO - ÉVORA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


O Alandroal é uma Vila Alentejana Portuguesa pertencente ao Distrito de Évora. Destaca-se sobretudo pelo seu Castelo, e toda a circunferência agregada ao Município do Alandroal, tal como Terena e Jurumenha, que se destacam pelas suas fortificações, talvez pela proximidade com Espanha, já que toda esta zona de proximidade é fortificada, e era considerada por isso zona estratégica de defesa Nacional. Quanto à gastronomia, merece sem qualquer dúvida uma prova de sabores, sem nunca esquecer o excelente vinho desta região Alentejana.




            HISTÓRIA:
O Alandroal foi elevado à categoria de vila em 1486, por uma Carta de Foral atribuída por D. João II. A vila 
incluía apenas a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, ao concelho do Alandroal foram anexados, no século XIX, os territórios dos antigos municípios de Terena e Juromenha. O Alandroal ergue-se a 341 m de altitude, e localiza-se na margem direita do rio Guadiana, a nordeste da cidade de Évora e a sudeste da cidade de Estremoz.


É sede de um município com 544,86 km² de área e 6 585 habitantes (2001), subdividido em 6 freguesias (Nossa Senhora da Conceição, Santo António de Capelins, Nossa Senhora do Loreto, São Brás dos Matos, Santiago Maior e São Pedro). O município é limitado a norte pelo município de Vila Viçosa, a leste pela Espanha, a sul por Mourão e por Reguengos de Monsaraz e a oeste pelo Redondo. Ao concelho do Alandroal foram anexados, no século XIX, os territórios dos antigos municípios de Terena e Juromenha. O próprio Alandroal é uma das três vilas do concelho, juntamente com Terena e Juromenha.
Fonte: www.cm-alandroal.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - jbmendes