Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS - LAMEGO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, está situado em pleno centro da cidade do Concelho de Lamego, Distrito de Viseu, Portugal. Este belíssimo Santuário, que é sem dúvida o Ex-Libris da cidade, poderá ser imponentemente comparado, relativamente à grandiosidade edificada, ao Santuário do Bom Jesus de Braga, com outros pergaminhos é evidente, mas com muitas semelhanças, basta comparar a escadaria de ambos. Quem vai a Lamego, não poderá deixar de visitar esta grandiosa obra arquitectónica de origem religiosa.
O Portal AuToCaRaVaNiStA recomenda aos turistas em geral, Portugueses e sobretudo Estrangeiros, a sua visita, e a subirem os seus 686 degraus.
Provavelmente serão os dois Santuários históricos mais antigos e mais emblemáticos de Portugal, e faço referencia à diferenciação do tempo, porque existe na história mais recente de Portugal o Santuário de Fátima, que relativamente à importancia emblemática para a igreja, poderá ser a número 1. Não é definitivamente a minha opinião, mas acredito piamente que para muitos será.
Contudo, todos nós Portugueses, poderemos ter orgulho em termos no nosso País, tantos imóveis de origem religioso, de interesse histórico e público. Ganhamos todos nós com o turismo que todo este património gera, por vezes tão mal tratado pelos responsáveis dos restauros, que os assassinam literalmente, alterando-os radicalmente com cimento e tintas.





          HISTÓRIA:


O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, começou a ser construído em 1750, para ser terminado em 1905, ocupando o monte onde existiu desde o século XIV, uma capela dedicada a Santo Estêvão. No século XVI, esta capela ameaçava ruína e foi mandada construir uma nova igreja, pelo bispo da cidade, onde foi colocada também a imagem da virgem com o menino ao colo.
Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e cresceu a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava de ajuda, dando origem desta forma à devoção à Senhora dos Remédios. Este santuário, cujas festas principais de realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem a fachada do templo com marcas de estilo barroco, é ladeada por torres sineiras, no interior, o altar-mor ostenta a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.




Os altares laterais são dedicados aos pais da virgem, as paredes são cobertas por azulejos com imagens da vida da virgem. A escadaria de acesso ao santuário, com 686 degraus, tem vários patamares onde se encontram os reis de Israel, e na base da escadaria, quatro figuras representam as quatro estações do ano.

Fonte: www.cm-lamego.pt




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes