Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

SÃO BENTO DA PORTA ABERTA - GERÊS - TERRAS DE BOURO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Santuário de São Bento da Porta Aberta fica situado em pleno pulmão da serra do Gerês, Freguesia de Rio Caldo, Concelho de Terras do Bouro, Distrito de Braga, Portugal.
São Bento da Porta Aberta, é um Santuário pragmático, em que os muitos fieis dedicados ofertam uma variedade de peças pessoais relacionadas com as suas preces, pedidos atendidos, ou doenças. São muitos os devotos deste Santo, que diariamente é visitado por excursões vindas de todo o País e Estrangeiro. Um lugar mítico, profundamente religioso, e de grande interesse turístico.
O Santuário foi elevado a Basílica, pelo Papa Francisco, a 21 de Março de 2015, em comemoração dos seus 400 anos de existência.
Estacionamento para Autocaravanas sem problemas.


              HISTÓRIA:
A IRMANDADE DE S. BENTO DA PORTA ABERTA:
A Irmandade de S. Bento da Porta Aberta é a Instituição - com personalidade jurídica canónica e civil - responsável pela ordenação do culto que as almas devotas tributam ao Santo Patriarca e também pela manutenção de defesa de todo o seu património. A Mesa Regente da Irmandade é eleita pelos irmãos e de entre eles, homologada depois, pelo Senhor Arcebispo Primaz. As preocupações e trabalhos dos responsáveis incidem, também, na melhoria de todas as condições indispensáveis ao bom acolhimento e apoio aos peregrinos que, em multidão, acorrem ao Santuário para venerar São Bento e cumprir as promessas feitas.



É gratificante para a nossa fé cristã o exemplar comportamento dos fiéis devotos que, de longe e de perto, por atalhos e carreiros, rumam ao trono do Santo Taumaturgo. Os Santos são "presença" de Deus entre os homens e "escada" para chegar ao "Pai Nosso que está nos Céus"... Os fieís devotos de São Bento entendem e vivem esta doutrina e, para isso, têm no Santuário, à sua disposição, serviços religiosos e os meios espirituais indispensáveis.



O acolhimento exige meios logísticos capazes... estes existem em boas condições. A saúde e o bem estar são indispensáveis... A Irmandade a tudo tem prestado a melhor atenção através dos permanentes cuidados médicos e de enfermagem e cuidadosa preparação dos parques. A ecologia e o lazer, através do melhor ordenamento dos espaços, são meios indispensáveis para o equilíbrio fisíco e psíquico dos peregrinos e visitantes.


A tudo a Irmandade presta atenção para que, em S. Bento, todos sintam a paz almejada. Aos peregrinos e visitantes e a quantos procuram em S. Bento da Porta Aberta o repouso espiritual e fisíco, a Irmandade saúda e deseja uma óptima estadia.

Presidente da Irmandade

Monsenhor Cónego Doutor Eduardo de Melo Peixoto

           

              S. BENTO
São Bento nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do
ano 480. Filho de uma família nobre e cristã, é enviado para Roma para completar os estudos. Decepcionado com o estilo de vida da cidade, parte para o monte Subiaco, onde numa gruta, durante 3 anos, se dedica à reflexão. Seguidamente, funda a Ordem Beneditina, cujo lema está espalhado na celebre regra "Ora et Labora" - Reza e Trabalha.


Após uma vida consagrada a Deus e aos outros, realizando prodígios e milagres, morre a 21 de Março de 547. Proclamado como "Padroeiro da Europa" e Patriarca dos Monges do Ocidente, atrai milhares de peregrinos a cada santuário onde é venerado.

A sua imagem caracterizada pela figura do corvo, remete-nos para
um dos episódios da sua vida, o pão envenenado, que lhe foi oferecido como presente por Florêncio, seu discípulo, e que o Santo sabia estar envenenado. Por isso mandou que o corvo, que habitualmente aparecia por ali, o levasse para longe, para que ninguém o pudesse encontrar.


       GEIRA ROMANA


Foi no ano de 215 antes de Cristo que um exército romano entrou, pela primeira vez, no Noroeste da Península Ibérica, contudo, só em 137 antes de Cristo é que ocorreu o primeiro conflito armado entre os Brácaros (principal povo da região) e as legiões....






PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) localiza-se na região Norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço....

Fonte:www.serra-do-geres.com



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes