Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SANTA CRUZ - TORRES VEDRAS


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Santa Cruz pertence à freguesia da Silveira, e à freguesia de A-dos-Cunhados, Zona costeira Portuguesa com grande carga histórica, pertencente ao Município de Torres Vedras, Distrito de Lisboa, Portugal.

Estas poucas fotos disponiveis ainda são da era Video VHS, (retiradas) pelo que na oportunidade serão aqui mesmo colocadas as da era Digital.

HISTÓRIA:
Santa Cruz-Porto Novo-Santa Rita.

Falar de Santa Cruz é falar das praias mais conhecidas do concelho, com areais de longuíssima extensão e ondas que convidam à pratica de desportos náuticos. A pureza das areias e águas, confirmada pelas várias distinções recebidas em 2009, e a animação diurna e nocturna, fazem com que estas praias sejam das mais concorridas da região Oeste na época balnear. Do conjunto de rochedos que separa a praia do Guincho da praia Formosa, destaca-se o Penedo do Guincho, com 30m de altura por 100m de circunferência. Na base deste rochedo existe um espaço abobadado atravessado pelo mar, sob o qual se pode passar a pé enxuto na maré baixa. Junto à praia de Santa Helena surgem miradouros em socalcos, de onde se pode desfrutar do admirável espectáculo do rebentar das ondas, ou contemplar a paisagem costeira que se estende até à vila de Peniche, ao Cabo Carvoeiro, e ao arquipélago das Berlengas. Enquanto no mar pode pescar, praticar surf, bodyboard, kitesurf, kayaksurf, skimboard, ou simplesmente dar um mergulho refrescante; em terra o veraneante tem à sua disposição um aeródromo com voos turísticos, um fosso olímpico de tiro, piscinas e um vasto calendário de animação.
A praia de Porto Novo, onde desagua o Rio Alcabrichel, encontra-se no limiar de um vale paradisíaco, entre escarpas de vegetação luxuriante, onde se encontram grutas com vestígios pré-históricos. Antigo porto piscatório, esta praia é também conhecida por ter sido o local de desembarque das tropas britânicas que viriam a combater na batalha do Vimeiro, aquando da primeira invasão francesa. Com um areal mais extenso, a praia de Santa Rita é também muito procurada. Estas praias situam-se na periferia do complexo termal do Vimeiro 1, usufruindo de diversos atractivos complementares como um campo de golfe, um centro hípico e uma piscina de água aquecida.
Fonte: http://www.cm-tvedras.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes