Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

NAU QUINHENTISTA - VILA DO CONDE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Nau Quinhentista está ancorada no Cais das Lavandeiras, na Cidade de Vila do Conde, Sede de Concelho, Distrito do Porto, Portugal.
A Câmara de Vila do Conde investiu 2,188 milhões de euros na construção, no Cais das Lavandeiras, de um molhe para a nau quinhentista que foi construída nos estaleiros locais, e está já em exposição ao público em geral. Preços: Inclui visita ao Museu da Construção Naval e á Nau Quinhentista. Adultos 1€ Crianças 0,50€.


História e alguma informação:
O porto de Vila do Conde ressentia-se de constrangimentos vários relacionados com a acessibilidade marítima. O porto e barra eram afectados, tal como a globalidade dos portos Portugueses na época Moderna, por um dos mais temidos impedimentos à navegação: o assoreamento. Esse problema tornava-se ainda mais notório em tempos em que se assiste ao aumento da volumetria e do calado das embarcações, de que a nau é exemplo. O porto ressentia-se ainda das características topográficas da sua barra. Toda "em pedra viva", oferecia aos navegadores obstáculos rochosos que era preciso conhecer e contornar em percursos bem definidos, identificados nas muitas reproduções do porto de autoria de cartógrafos dos Países Baixos.

Dessas representações se depreende a existência, na barra, de um estreito, estimado em cerca de apenas 20 palmos, de passagem muito problemática para as naus. A este quadro acresce a quase inavegabilidade do rio para embarcações de maior porte, mesmo no curto percurso desde a barra (situada junto à ermida de S. Julião, actual ermida de Nª Srª da Guia) até ao sopé do Monte do Mosteiro.

Fonte: www.cm-viladoconde.pt




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes