Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

A-VÊR-O-MAR - PÓVOA DO VARZIM


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Freguesia de A-Vêr-o-Mar, pertence ao Município da Póvoa do Varzim, Distrito do Porto, Portugal. Um território essencialmente de origens piscatórias, e da terra. Ainda são visíveis os artefatos de pesca um pouco espalhados pela zona da praia. Por esta altura ainda se vê as pilhas do sargaço para adubar as terras, pelo que se deduz que ainda subsiste esta ancestral atividade da apanha do sargaço.
Atualmente parece que o espaço, onde outrora as autocaravanas estacionavem, agora não é permitido. Quem perde é o pequeno comercio ali existente, que não tem culpa da cegueira dos seus autarcas para este segmento de turismo. Turismo não é só Hotelaria! Acordem!...



            HISTÓRIA:
A-VER-O-MAR:

A 2,5 Km do centro da Póvoa de Varzim, é a mais densa e populosa freguesia do concelho. Hoje, é tida como um prolongamento da cidade, consequência do alargamento urbanístico desta para a zona norte. A mais antiga referência ao topónimo " Abonemar " consta num documento de 1099. Antigo lugar da freguesia de Amorim, a sua população, cada vez mais significativa, alimentou o desejo de autonomia, o que veio a concretizar-se por decreto-lei de 10 de Agosto de 1922.


Por outro lado, a grande distância da matriz de Amorim levou à reivindicação de paróquia própria, o que aconteceu em 16 de Janeiro do mesmo ano. A população é constituída pelo homem da beira-mar, pescador e seareiro, e o homem da aldeia, lavrador originário dos antigos casais de Amorim.

Orago Nossa Senhora das Neves População 8.943 habitantes - 5.490 recenseados Festas e Romarias Nossa Senhora das Neves (Domingo próximo a 7 de Agosto) Santo André (30 de Novembro) Actividades económicas Agricultura, pesca, apanha do sargaço e construção civil Património cultural edificado Igreja paroquial e Capelinha de Santo André Outros locais de interesse turístico Medas e Sargaço


Fonte: www.cm-pvarzim.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes