Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

BIARRITZ - FRANÇA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Biarritz, é uma zona balnear da região Basca Francesa, integrada nos Baixos Pirinés Franceses, é considerada a Meca do Surf. Aliás, há quem diga que o surf nasceu aqui em Biarritz por volta do ano de 1957. É uma estância balnear de luxo, que já vem do tempo de Napoleão III. 


São 6 Kms de finas areias, que se estendem por esta bela Cote des Basques. Ver também a seguir, a reportagem sobre outros pontos de interesse em "La Belle Ville de Biarritz - France". Quanto ao estacionamento de autocaravanas, está proibido em quase toda a periferia de Biarritz.



Contudo existe junto à praia que apresentamos no slide-show, um parque de autocaravanas, a pagar, muito limitado, e que estava totalmente lotado quando chegamos. Tivemos que recorrer a uma "revienga autocaravanista" e ficamos estacionados ainda mais perto, e gratuitamente.


Local do estacionamento "Milady

Não podemos afirmar, se fruto da "revienga" estávamos estacionados como mandam as leis do Município de Biarritz. Não éramos os únicos, e não havia ali placas de proibição naquele espaço. Resumindo, não tivemos qualquer problema de estacionamento nem com a pernoita com as ACs, contudo não é fácil!


               HISTÓRIA:

Nem tudo o que acontece em Biarritz gira em torno da praia e do Surf.

Há um percurso cultural que você não pode deixar de visitar!
Não deixe de visitar os museus, com passagem obrigatória pelos marcos históricos deixados por Napoleão.



           Museu do Mar

Num magnífico monumento art-deco, você poderá ver mais de 150 espécies de peixes e animais aquáticos do Golfo de Gasconha, bacia das focas.


Faça um passeio aquático na caverna do squales, onde é possível viver um inesperado encontro com tubarões e não se esqueça de visitar as diversas coleções patantes (cetáceos, pássaros, etnologia, meteorologia).


         A Capela Imperial
Capela Imperial e Virgem da Rocha

Erguida em 1864, a pedido da imperatriz Eugénia de Montijo, esta encantadora capela, que mistura harmoniosamente o estilo romano-bizantino e hispanomauresco, foi dedicada à virgem negra mexicana Notre-Dame de Guadalupe. Foi considerada monumento histórico em 1981.



                O Farol

Construído em 1834, a 73 metros acima do nível do mar, com admirados 248 degraus, foi denominado como Farol Hainsartassim, em razão dos carvalhos que o cercavam e que atualmente foram substituídos por tamaris.

Este Farol marca o limite que separa a costa arenosa de Landes da costa rochosa do País Basco.


    O Rochedo da Virgem
O Rochedo da Virgem (Le rocher de la Vierge) Imponente rochedo. Napoleão III queria utilizá-lo como ponto de ancoragem do Porto de Refúgio que pretendia criar.
O acesso ao rochedo era feito por uma ponte de madeira, a qual foi substituída por uma ponte estreita de metálica, idealizada por Gustave Eiffel. O acesso é possível também por túnel, tal como o de Atalaye, que permiti o transporte de blocos de pedras para a construção do dique.
Este rochedo deve o seu nome à estátua da Virgem erguida no seu cume em 1865.

Fonte: france.fr

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes