Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

LAPA DOS DINHEIROS - SEIA - GUARDA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Aldeia da Lapa dos Dinheiros, onde está inserida esta Praia Fluvial da Caniça, pertence ao Município de Seia, Serra da Estrela.
O acesso a esta Praia Fluvial é muito sinuoso, zonas muito estreitas, terreno em terra batida, estava em bom estado, mas parece-me que só no verão, que foi a altura em que a visitamos. Não se aconselha mais que 2 autocaravanas para fazer esta visita. Uma praia fluvial pequena, mas muito bem tratada, com bar de apoio, e churrasqueira.

O estacionamento que existe na praia é praticamente para pessoas com deficiência motora. Estacionamento propriamente dito, não existe, terá que ser retirado e na berma do caminho em terra. Para além da praia, existe também uns percursos pedestres, uns para os mais afoitos, outros mais acessíveis.


HISTÓRIA DA ALDEIA:

Nos primeiros tempos, a população dedicava-se única e exclusivamente à pastorícia e à agricultura, sendo conhecidos os tradicionais socalcos suportados por enormes muros de granito. Actualmente a agricultura perdeu importância, estando a maioria dos campos abandonados.



Conta-se que o nome desta aldeia surgiu quando alguns homens construíam, no actual "Porto dos Bois", uma casa e por lá passaram uns caçadores que lhes disseram para virem construir as sua casas numas lapas mais abaixo, ficavam mais abrigados, e assim fizeram. Na pequena aldeia com o nome de Lapa, passou o rei D. Dinis e os habitantes ofereceram-lhe um jantar farto.


O rei perguntou-lhes qual o nome da aldeia ao que lhe responderam lapa, porque era construída numas lapas. De seguida D. Dinis perguntou como tinham feito um jantar tão farto, os habitantes responderam: "com os nossos dinheiros". Então D. Dinis ordenou que a aldeia se chamasse Lapa dos Dinheiros".



A festa de São Sebastião (segundo Domingo de Agosto) é um dos cartões de visita desta bela aldeia.
Fonte: Roteiro Turístico Seia, Serra da Estrela

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes