Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

REFÓIOS DO LIMA - PONTE DE LIMA - V. DO CASTELO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Mosteiro de Santa Maria de Refóios do Lima foi construído inicialmente para os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho em 1124 (séc XII). A evolução da construção existente até aos nossos dias terminou somente no séc XVIII. O ano da extinção das ordens religiosas em 1874 foi a machadada final no extenso património religioso que Portugal possuía, que através de inúmeros exemplos que temos um pouco por todo o País, (ex. flagrante Mosteiro de Tarouca) ficou a saque, e muito do riquíssimo Património Religioso, nomeadamente o edificado que orgulhosamente possuíamos, foi destruído e roubado.

Atualmente serve de sede à Escola Superior Agrária das terras do Lima. A crítica que fazemos à recuperação do Mosteiro e Igreja é a não preservação e manutenção do que é genuinamente original! Um cancro espalhado um pouco por todo o nosso Património edificado, e a distorção de tudo o que genuinamente foi construído como original, cobrem-se os materiais nobres, como a pedra, e o xisto com cimento e tinta, e assim os edifícios passam de coisas belas construídas no passado, a aberrações no presente. Enfim! Ninguém é responsabilizado por estes atentados ao património?! - Pois já estamos habituados!

              HISTÓRIA:


Cronologia : Séc. 12 - D. Afonso Ansemondes funda Mosteiro para Clérigos da Regra Santo Agostinho; 1124 - estando de passagem por Refóios, o Cardeal D. Jacinto, legado apostólico em Espanha do Papa Calisto II, o fundador cede os seus direitos sobre o mosteiro aos cónegos regrantes; o 1º prior, Pedro Mendo, filho do fundador, a quem D. Afonso Henriques fizera mercê do Condado de Refóios, não tendo descendência, doa o seu condado ao mosteiro; 


1154 - Bispo de Tuy isenta o mosteiro e suas igrejas anexas, dando direito de visita ao prior do Mosteiro; 1163 - Alexandre III fá-lo imediato à Santa Sé eximindo-o da submissão a qualquer outra diocese; 1564 - uniu-se ao convento de Santa Cruz de Coimbra, estando então muito arruinado; 1571 - data na cornija do claustro; 1581 - início da reedificação da igreja; 1582 - deslocação da sepultura de D. Mendo, do adro da igreja para o mosteiro; séc. 17 - altar-mor da igreja; 1683 - data da fonte do claustro; séc. 18 -
reforma da zona conventual; 1711 - sacristia; 1769 / 1770 - extinção do mosteiro; 1834 - após extinção das Ordens religiosas, a igreja passou a Matriz da freguesia e vendeu-se a zona conventual e quinta a particular; 1874 - abertura de vão para acesso ao claustro, aquando do casamento da filha do proprietário; 1986 - data do projecto do Arq. Fernando Távora para adaptação do mosteiro a Escola Superior Agrária; 1987 - a Câmara Municipal, que o adquirira por 70 mil contos, doa-o ao Estado para instalação da Escola; 1992, Fev. - inauguração oficial da Escola Superior Agrária. 
Fonte: http://refoiosdolima.no.sapo.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes