Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR DE TAROUQUELA - CINFÃES - VISEU


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela fica situada no lugar de Mosteiro, na Freguesia de Tarouquela e Concelho de Cinfães, Distrito de Viseu, Portugal.
É uma igreja Românica dos séculos XII/XIII, que servia as Monjas Tarouquelenses que foi gerido ao longo de algumas Dinastias, pelas Abadessas. A vivência Monástica era muito próxima das grandes famílias, que ao longo dos anos acabaram por se apropriarem do Mosteiro. As Monjas Tarouquelenses, seguiam inicialmente a Regra de Santo Agostinho, e posteriormente por imposição de D. Urraca, filha de Egas Moniz de Ortigosa, passou-se a usar-se a Regra Beniditina. Actualmente do Mosteiro nada existe, à imagem do Mosteiro de Tarouca, que não sobrou uma única pedra, porque após a extinção das ordens religiosas, os habitantes daquelas zonas desmantelaram tudo a favor da construção das suas próprias casas. 


Sobre a Igreja, apenas desapareceu a antiga sacristia, que ficava no lado oposto à que está actualmente a ser usada como sacristia, (que ainda se vê na foto de 1965) a actual sacristia, funcionava na origem como uma pequena capela. As portas de acesso à sacristia original que se vê na foto, encontram-se tapadas por pedras. A Igreja à data da visita ainda está a ser restaurada. 
Coordenadas: N 41° 04' 11" / W 08° 11' 17" 



Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes